TRIBUTOS

GOLPE DO IMPOSTO DE RENDA 2023: Receita Federal alerta para golpe de antecipação da restituição

A Receita Federal já recebeu mais de 26 milhões de declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física este ano

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 20/05/2023 às 15:34 | Atualizado em 20/05/2023 às 15:58
Notícia
X

Da Agência Estado

A Receita Federal está alertando os contribuintes para terem cuidado com sites de empresas que prometem antecipação de restituição do Imposto de Renda. Prometendo vantagens financeiras, as supostas empresas obtêm dados, documentos e informações fiscais das vítimas.

"Em alguns casos, muitas solicitam até o pagamento de taxas a fim de acelerar a antecipação da restituição do imposto de renda. Esteja atento, isso não é real e pode ser até ilegal", escreveu a Receita em nota no seu site oficial.

COMO FUNCIONA O GOLPE DA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 

O golpe geralmente tem início por meio de e-mail, SMS ou mensagens no WhatsApp. Os contatos chegam em nome do governo federal, simulando até o design e a aparência da Receita ou do governo federal. No conteúdo do portal, há a opção de receber antecipadamente altos valores de restituição da declaração.

A Receita Federal já recebeu mais de 26 milhões de declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física este ano. A expectativa é de que 39,5 milhões de declarações sejam entregues até o dia 31 de maio.

ÚLTIMO DIA PARA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2023

eM 2023, o prazo limite para a entrega da declaração do Imposto de Renda é até o dia 31 de maio. É essencial obedecer a data para evitar penalidades e multas. As projeções do governo apontam que serão recebidas entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações em 2023.

De acordo com as normas estabelecidas pela Receita Federal, devem declarar aqueles que obtiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano de 2022, ou ganharam mais de R$ 40 mil isentos, não tributáveis ou tributados na fonte no mesmo período. 

Tags

Autor