COMO CONSULTAR O SEGURO DESEMPREGO? Saiba como acompanhar seu pedido e os prazos para receber
Veja como solicitar o Seguro-Desemprego e os prazos do benefício
Disponibilizado pela Seguridade Social, o Seguro-Desemprego é um benefício que oferece assistência ao trabalhador que foi dispensado sem justa causa.
Esse auxílio financeiro tem como objetivo fornecer suporte durante o período de desemprego, ajudando o trabalhador a suprir suas necessidades básicas até que ele consiga uma nova colocação no mercado de trabalho.
Veja nesta matéria:
- Passo a passo para solicitar o Seguro-Desemprego;
- Como consultar o Seguro-Desemprego;
- Qual o prazo para receber o seguro.
PASSO A PASSO PARA SOLICITAR O SEGURO-DESEMPREGO
É possível solicitar o Seguro-Desemprego por diferentes meios; sendo eles:
1) Através do site:
Para solicitar o seguro desemprego de forma digital, basta acessar o site do Portal de Serviços e se cadastrar.
2) Pelo aplicativo:
A solicitação também pode ser feita através do APP Carteira de Trabalho Digital, que está disponível para iOS e Android.
3) Através do e-mail:
Também é possível solicitar o seguro desemprego através dos e-mails corporativos das Superintendências Regionais do Trabalho.
O e-mail para solicitação do seguro desemprego é: trabalho.(uf)@economia.gov.br.
Para entrar em contato, basta substituir a UF pelo da região desejada. Exemplo:
- Para Pernambuco: [email protected]
- Para São Paulo: [email protected].
4) Por telefone:
Para solicitar o seguro desemprego através do telefone, é necessário ligar para o número 158. No entanto, também é possível fazer a solicitação pelo número da agência do trabalho da sua região.
Para consultar o número da agência de trabalho mais próxima de você, clique aqui.
TIRE AS SUAS DÚVIDAS SOBRE O SEGURO-DESEMPREGO:
COMO CONSULTAR O SEGURO-DESEMPREGO?
Após fazer a solicitação, o trabalhador pode acompanhar a liberação do seu benefício por meio do portal ou do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
Tanto no portal quanto no aplicativo, é possível visualizar os valores e a quantidade de parcelas a receber. Além disso, é possível verificar as datas em que o benefício será liberado, permitindo ao trabalhador planejar suas finanças de acordo com o cronograma estabelecido.
QUAL O PRAZO PARA RECEBER O SEGURO?
Segundo o governo federal, após a solicitação do Seguro-Desemprego, o trabalhador deve aguardar um prazo de 30 dias para receber a primeira parcela do benefício.
Durante esse período de 30 dias, o pedido será avaliado e, se o trabalhador atender aos critérios estabelecidos pela legislação, ele terá o direito de receber o valor das parcelas a cada intervalo de 30 dias.
Essa tempo garante o suporte financeiro ao trabalhador desempregado até que ele consiga uma nova oportunidade de trabalho.