O serviço de transferências instantâneas Pix da Caixa Econômica Federal está indisponível nesta terça-feira (23). Consequentemente, diversos usuários do aplicativo do banco relataram em suas redes sociais que estão enfrentando instabilidade no sistema.
Como resultado, não é possível realizar as transações desejadas.
Essa falha no serviço Pix da Caixa ocorre simultaneamente à percepção de uma mudança na aparência do aplicativo pelos usuários do banco.
De acordo com o site Downdetector, as reclamações sobre o serviço de transferências começaram por volta das 9h30 da manhã de hoje (23) e atingiram o pico às 10h58, com 77 relatos. O Downdetector é um site que monitora interrupções de serviços, registrando as reclamações dos usuários.
Além disso, segundo o Google Trends, houve um aumento significativo nas pesquisas relacionadas aos termos "Pix da Caixa fora do ar hoje", "instabilidade Pix Caixa" e "sistema da Caixa fora do ar hoje 2023" durante o dia de hoje (23).
O Google Trends é uma ferramenta que acompanha as pesquisas feitas no navegador da web, e esses termos apresentaram um aumento repentino nas últimas horas.
Relatos nas redes sociais mostram que os usuários da Caixa expressaram várias reclamações, insatisfeitos por não poderem utilizar a ferramenta. Em alguns casos, as reclamações foram associadas às mudanças estéticas recentes ocorridas no aplicativo.
No Twitter, um usuário escreveu: "Visual novo e as funcionalidades não funcionam. Tive dificuldades para pagar pelo combustível que coloquei no carro. O Pix está fora do ar, isso não pode prejudicar milhares de pessoas".
Além disso, vários usuários insatisfeitos marcaram a conta da Caixa no Twitter em suas postagens, cobrando explicações e questionando: "O Pix está indisponível novamente?" e "Por que o Pix está indisponível? Aff, fora do ar de novo".
Com base nesses relatos, é possível perceber que esse problema com o sistema Pix é recorrente no aplicativo do banco. No entanto, até o momento, a Caixa não se pronunciou sobre a interrupção de seu serviço Pix.
Esse problema pode ser considerado grave, uma vez que o Pix é amplamente utilizado no Brasil, e a indisponibilidade do sistema acaba prejudicando significativamente as pessoas.
Muitos brasileiros recebem seus salários por meio de transferências instantâneas, por exemplo, ou utilizam o Pix para pagar por serviços, como no caso do cliente que não conseguiu pagar pelo combustível.