PIS/PASEP

NÃO recebeu o PIS/PASEP em JUNHO? Saiba o que fazer para sacar o abono

Se você atende a esses requisitos, teoricamente, tem direito ao benefício. No entanto, é necessário que o sistema bancário também reconheça esse direito.

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 14/06/2023 às 15:35 | Atualizado em 14/06/2023 às 15:39
Notícia
X

A distribuição dos recursos do abono salarial PIS/Pasep 2023 para 4,7 milhões de trabalhadores vai ser efetuada pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil nesta quinta-feira (15).

É possível que o benefício não tenha sido creditado em sua conta. Nesta matéria, saiba as orientações sobre as possíveis razões desse problema e como resolvê-lo. Antes de tudo, é importante saber quem tem direito a receber esse abono.

Quais são os critérios para ser elegível ao abono salarial?

Para ser elegível ao benefício, é necessário que o trabalhador esteja cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos e tenha recebido uma média mensal de remuneração de até dois salários mínimos durante o ano-base.

Além disso, durante esse período, o trabalhador deve ter trabalhado por, no mínimo, 30 dias, de forma consecutiva ou não, e seus dados devem ter sido corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.

Se você atende a esses requisitos, teoricamente, tem direito ao benefício. No entanto, é necessário que o sistema bancário também reconheça esse direito.

Como verificar se o sistema bancário registra seu direito ao abono salarial?

Para isso, é possível consultar os aplicativos da Caixa (Caixa Tem ou Caixa Trabalhador).

No primeiro, basta realizar o cadastro, fazer o login e selecionar a opção "Abono Salarial", onde poderá verificar o saldo disponível para resgate e conferir o calendário de pagamentos referente ao ano de 2023.

No aplicativo Caixa Trabalhador, faça o login, localize a seção que trata do abono salarial e clique em "Exercício Vigente" para verificar se o valor está disponível.

Também é viável realizar a verificação por meio da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital, na seção "Benefícios" e, em seguida, em "Abono Salarial", onde é possível conferir o valor, a data e o banco de recebimento.

No site do Banco do Brasil, os servidores públicos federais, estaduais e municipais podem consultar se têm direito a receber o abono por meio do Portal gov.br.

Confira se a data de pagamento corresponde ao mês de seu aniversário

O pagamento do abono salarial é realizado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador ou os dígitos finais do número Pasep. É possível que você tenha confundido as datas. Verifique o calendário de pagamentos para o PIS 2023 e para o Pasep 2023.

 

Como posso verificar se o banco reconhece meu direito ao abono salarial?

Para isso, você pode utilizar os aplicativos da Caixa (Caixa Tem ou Caixa Trabalhador). No primeiro, basta fazer o cadastro, efetuar o login e acessar a opção "Abono Salarial", onde será possível verificar o saldo disponível para resgate e consultar o calendário de pagamentos para o ano de 2023.

No Caixa Trabalhador, faça o login, encontre a seção referente ao abono salarial e clique em "Exercício Vigente" para verificar se o valor está disponível.

Você também pode verificar por meio da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital, na seção "Benefícios" e, em seguida, em "Abono Salarial", onde poderá conferir o valor, a data e o banco de recebimento.

No site do Banco do Brasil, os servidores públicos federais, estaduais e municipais podem verificar se possuem direito ao abono através do Portal gov.br.
Verifique se o mês de seu aniversário corresponde à data de pagamento

O pagamento do abono salarial é realizado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador ou os dígitos finais do número Pasep. É possível que você tenha confundido as datas. Consulte o calendário de pagamentos para o PIS 2023.

CALENDÁRIO PIS/PASEP

Jornal do Commercio

Calendário do PIS/Pasep 2023, do ano-base 2021. - Jornal do Commercio

O que fazer caso o valor não seja depositado?

Se mesmo com o reconhecimento do direito ao benefício no sistema da instituição financeira e o cumprimento das condições de pagamento de acordo com o mês de aniversário ou número Pasep, o valor não for depositado, é possível que haja uma incompatibilidade nos registros cadastrais do banco.

Por exemplo, pode haver divergências entre os dados registrados no aplicativo Meu INSS e os dados necessários para receber o abono salarial.

A Caixa recomenda que o trabalhador entre em contato com os canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), utilizando o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou acessando o Portal gov.br.

Além disso, pode ser que o trabalhador não possua uma conta ativa no banco em questão. Nesse caso, é necessário comparecer pessoalmente a uma agência bancária, portando um documento de identificação, para realizar o saque do benefício.

O Banco do Brasil também sugere que o beneficiário entre em contato com o Ministério da Economia por meio do serviço Alô Trabalhador, no número de telefone 158, para solicitar o valor do abono.

Tags

Autor