Agenda ASG

Projetos inovadores do Grupo JCPM priorizam a sustentabilidade

Processo construtivo sustentável, redução do uso de recursos naturais, integração com as comunidades do entorno e aperfeiçoamento da governança corporativa consolidam a Agenda ASG do Grupo JCPM

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 12/07/2023 às 0:26 | Atualizado em 12/07/2023 às 1:01
VINICIUS LUBAMBO
Vista panorâmica do RioMar Recife. Em 2022 foi concluída a construção do Complexo Empresarial RioMar Trade Center, com a finalização das duas novas torres - FOTO: VINICIUS LUBAMBO

O Grupo JCPM coloca as pessoas e o planeta no centro dos seus negócios. Desde que são projetados, os empreendimentos trazem o compromisso socioambiental como uma marca. Processo construtivo sustentável, redução do uso de recursos naturais, integração com as comunidades do entorno e aperfeiçoamento da governança corporativa consolidam a Agenda ASG da empresa. 

Na terça-feira (11), o presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, apresentou o primeiro relatório ASG da companhia, durante evento no JCPM Trade Center, que reuniu empresários, autoridades e sociedade civil para dialogar sobre os desafios da Agenda ASG e a importância da contribuição empresarial na construção de um futuro mais justo para toda a sociedade. 

Nascido em 1935, a partir de uma mercearia no povoado de Serra do Machado, no município de Ribeirópolis, em Sergipe, o Grupo está presente em quatro estados do Nordeste – Pernambuco, Bahia, Ceará e Sergipe. Shopping centers, divisão imobiliária, investimentos sociais e sistema de comunicação integram os negócios da empresa. 

CONFIRA AQUI O RELATÓRIO COMPLETO

Juntos, os empreendimentos empregam mais de 3,4 mil pessoas e impulsionam outras cerca de 40 mil vagas de trabalho. Além disso, os investimentos também contribuem para a melhorar a qualidade de vida, o desenvolvimento territorial e o crescimento socioeconômico das cidades onde o Grupo atua.

Líder no segmento de shopping no Nordeste, o Grupo JCPM tem participação em 11 equipamentos em Aracaju, Fortaleza, Recife e Salvador, sendo responsável pela operação de 7 deles. Os shopping também são o principal negócio da empresa. 

Vinicius Lubambo

Dia de Corpus Christi: veja o que abre e o que fecha na data - Vinicius Lubambo

Os shopping centers têm seus projetos, construção e operação baseados no conceito de sustentabilidade, com a redução de consumo de recursos naturais. Vencedor de vários prêmios de sustentabiliade, o RioMar Recife, por exemplo, tem sistemas que demandam menos água (a vácuo), reaproveita água da chuva, usa iluminação natural para retardar o uso da artificial durante o dia, além de ter instalado uma central de resíduos com gestão de cooperativas associadas.

DIVULGAÇÃO

PROPOSTA Ideia do Grupo JCPM com o lançamento é resolver questões do dia a dia e inovar com maior impacto - DIVULGAÇÃO

TECNOLOGIA

Quem circula pelos shopping centers e torres empresariais do Grupo JCPM talvez não se dê conta das soluções tecnológicas e ambientais, que promovem sensação de bem-estar nos equipamentos. "Apostamos em tecnologia e inovação para aumentar a vida útil dos empreendimentos e trazer conforto às pessoas. Às vezes são detalhes que você não percebe, mas se sente bem naquele ambiente", diz o Diretor da Divisão Imobiliária do Grupo JCPM, Francisco Bacelar. 

O executivo faz referência a diferenciais como a iluminação, que mistura luz natural e artificial e ao sistema de ar-condicionado, com sensores que regulam a temperatura de acordo com o número de pessoas no mall.

O negócio de empreendimentos imobiliários, como a construção de shopping centers e torres empresariais, também serve para exemplificar a filosofia empresarial e o compromisso social do Grupo JCPM. Em 2022 foi concluída a construção do Complexo Empresarial RioMar Trade Center 4 e 5. As duas novas torres contam com 812 novas salas e foram entregues um ano antes do previsto. 

"Um dos indicadores que nos surpreendeu foi a reciclagem e reaproveitamento de mais de 90% dos materiais descartados durante as obras. O índice foi tão alto que pedimos para auditar. Também conseguimos cumprir a meta de contratar mais de 21% da força de trabalho localmente e 173 pessoas das comunidades do entorno foram treinadas e capacitadas profissionalmente", comemora Bacelar.

As torres possuem, ainda, sistemas de redução do consumo de água e de energia em relação aos tradicionais. No telhado, as áreas foram preparadas para receber jardins naturais, solução que reduz a incidência de calor sobre a edificação e ajuda a controlar a drenagem de água da chuva. O sistema de ar condicionado demanda 20% menos energia do que modelos split, os mais econômicos do mercado.

"Outra inovação, que fomos o primeiro grupo a trazer para o Brasil, são os 22 elevadores equipados com sistemas de regeneração energética. Ele acumula energia das freadas para utilização em operações futuras. Esses equipamentos foram lançados mundialmente e estreamos e trouxemos ao País", observa. 

O Grupo JCPM também se antecipou à exigência de trazer para Pernambuco um sistema de extração de fumaça. Em caso de incêndio, a fumaça não se dissipa para outros ambientes graças ao extrador. "O equipamento ainda não é uma exigência em Pernambuco, mas resolvemos adotar", afirma Bacelar, dando mais uma demonstração de que a sustentabilidade ambiental está no DNA do Grupo.  

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias