BOLSA FAMÍLIA CALENDÁRIO JULHO 2023: Dados NÃO disponíveis para CONSULTA ? Saiba o motivo
Ao acessar o aplicativo Caixa Tem, o beneficiário depara-se com a seguinte mensagem: "Informações não disponíveis para consulta. Favor tentar novamente em outro momento."
O início da semana trouxe instabilidade na verificação dos dados das famílias cadastradas no programa Bolsa Família.
Na manhã da segunda-feira, 17, inúmeros usuários dos aplicativos Caixa Tem e Bolsa Família enfrentaram dificuldades ao tentar consultar o pagamento programado para ser liberado a partir da terça-feira, 18 de julho.
Ao acessar o aplicativo Caixa Tem, o beneficiário depara-se com a seguinte mensagem: "Informações não disponíveis para consulta. Favor tentar novamente em outro momento."
Neste momento, enquanto os depósitos estão em processo, ainda são relatados casos de beneficiários que não conseguem acessar as informações do Bolsa Família pelo app Caixa Tem.
No app do Bolsa Família, há dias a seguinte notificação vem sendo exibida: "Estamos realizando atualizações em nossa base de dados. Por favor, tente novamente mais tarde."
De acordo com relatos, o extrato de pagamento havia sido atualizado após o dia 10 e, nos últimos dias, o erro de dados indisponíveis resultou no desaparecimento de todas as informações referentes à parcela de julho e aos pagamentos anteriores.
Com o serviço de consulta temporariamente indisponível, muitas famílias ficaram apreensivas com a possibilidade de terem o Bolsa Família cancelado.
No entanto, é importante ressaltar que o erro nos aplicativos não implica automaticamente em exclusão do programa por parte do beneficiário.
Em comunicado divulgado em 14/07, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) informou que o sistema do Cadastro Único ficaria inacessível nos dias 15 e 16 de julho, retornando ao funcionamento normal na segunda-feira, 17/07.
O motivo para a interrupção do sistema foi permitir que a Caixa fizesse a extração de uma cópia da base nacional do CadÚnico, o que pode ter ocasionado a atualização dos dados disponíveis para consulta dos beneficiários.
Calendário do Bolsa Família em julho
A nova rodada de pagamentos teve início em 18 de julho, com o depósito do benefício para os inscritos com NIS final 1.
O cronograma estende-se até o dia 31, quando os beneficiários com final 0 receberão o pagamento, encerrando o período de pagamento em julho.
Confira abaixo o calendário completo do Bolsa Família para o mês de julho:
- 18 de julho - depósito para inscritos com NIS final 1;
- 19 de julho - depósito para inscritos com NIS final 2;
- 20 de julho - depósito para inscritos com NIS final 3;
- 21 de julho - depósito para inscritos com NIS final 4;
- 24 de julho - depósito para inscritos com NIS final 5;
- 25 de julho - depósito para inscritos com NIS final 6;
- 26 de julho - depósito para inscritos com NIS final 7;
- 27 de julho - depósito para inscritos com NIS final 8;
- 28 de julho - depósito para inscritos com NIS final 9;
- 31 de julho - depósito para inscritos com NIS final 0;
Como verificar se fui aprovado?
Com a nova parcela sendo liberada a partir de 18 de julho, muitas pessoas estão procurando saber se foram aprovadas para receber o Bolsa Família neste mês.
Agora, com a consulta temporariamente indisponível nos principais canais utilizados pelos beneficiários, é necessário buscar alternativas para obter informações sobre o pagamento.
Desde a segunda-feira passada, 10/07, a Caixa iniciou a atualização dos canais de consulta do Bolsa Família.
Uma maneira de verificar se terá direito ao benefício é através do Portal Cidadão da Caixa. Ao fornecer o CPF e senha, a plataforma apresenta a situação do benefício, informando se a parcela está liberada, bloqueada ou cancelada.
As famílias também podem buscar informações do Bolsa Família pelos seguintes meios:
• Aplicativo Caixa Tem;
• Aplicativo do Bolsa Família;
• Aplicativo do Cadastro Único;
• Portal Cidadão da Caixa;
• Telefone 121 do MDS;
• Central da Caixa, número 111.
Se, após essa data, o benefício ainda estiver desatualizado ou constar como bloqueado, é necessário ligar para o número 121 do MDS ou buscar informações sobre o benefício em um CRAS ou setor do CadÚnico.