CALENDÁRIO PIS Ano-Base 2022: CAIXA ANTECIPOU VALOR do PIS 2024 para PRÓXIMA SEMANA? Saiba se pode receber
Os pagamentos do PIS/PASEP referentes ao ano-base 2022 ainda não foram realizados, levando muitos brasileiros a se questionarem sobre o início dessas transferências.
Os pagamentos do PIS/PASEP referentes ao ano-base 2022 ainda não foram realizados, levando muitos brasileiros a se questionarem sobre o início dessas transferências.
Nos últimos anos, houve alterações nos pagamentos do PIS/PASEP relacionadas à seleção do ano-base devido às consequências econômicas provocadas pela pandemia do Covid-19.
Contudo, isso não significa que esses pagamentos não ocorrerão. Para saber mais sobre o abono salarial com ano-base 2022, leia este conteúdo até o fim.
QUANDO COMEÇA OS PAGAMENTOS DO PIS ANO-BASE 2022?
Os pagamentos do PIS/PASEP ano-base 2022 serão efetuados no ano de 2024, devido às mudanças no cronograma de pagamentos do benefício.
Embora o mês de início ainda não tenha sido divulgado oficialmente, é muito provável que as primeiras parcelas sejam liberadas a partir de fevereiro.
Aguardaremos o cronograma oficial no qual o Governo divulga as datas específicas de cada depósito, sempre respeitando o final do número de inscrição do servidor público ou a data de nascimento do profissional que atua em empresa privada.
Quem possui direito ao PIS/PASEP referente ao ano-base 2022?
Assim como em anos anteriores, é necessário preencher alguns pré-requisitos para ser elegível ao recebimento do PIS/PASEP do ano-base 2022. Veja quais são esses requisitos:
• É imprescindível ter o registro do PIS ou PASEP ativo há, pelo menos, 5 anos;
• O trabalhador deve ter trabalhado no mínimo 30 dias no ano-base, ou seja, em 2022. Importante ressaltar que esses 30 dias não precisam ser consecutivos;
• Os dados do trabalhador devem ter sido informados corretamente pelo empregador;
• Somente terá direito ao PIS/PASEP do ano-base 2022 aqueles que não receberam um salário superior à soma de dois salários mínimos.
Se você atende a esses requisitos, poderá receber o pagamento no próximo ano, de forma regular.
Por que esses pagamentos não ocorreram em 2023?
Antes da pandemia, o ano-base para o pagamento do PIS/PASEP era imediatamente o ano anterior ao das transferências. Por exemplo, quem trabalhou em 2018 recebia o valor do PIS/PASEP em 2019.