A Petrobras divulgou nesta quarta-feira (26) o balanço dos seis meses de gestão do presidente Jean Paul Prates e da atual Diretoria Executiva. Em pontos do documento, a companhia destaca a decisão de modernizar e finalizar o primeiro trem (etapa) da Refinaria Abreu e Lima, em Suape, e de concluir o segundo trem.
A previsão é que a primeira etapa entre em operação no final de 2024 e a segunda no final de 2027. Com isso, a Rnest alcançará sua capacidade total de 230 mil barris por dia. A previsão é que o investimento nos dois trens chegue a R$ 10 bilhões e a geração de empregos fique entre 10 mil e 12 mil vagas.
O balanço de seis meses da gestão Lula aponta a conclusão da refinaria como prioridade no Plano Estratégico 2023-2027. No texto aparecem a "assinatura do contrato para ampliação e modernização da Rnest (PE) para aumentar a capacidade total de processamento do Trem 1 dos atuais 115 mil barris de petróleo por dia (bpd) para 130 mil bpd".
No caso do segundo trem, a companhia destaca a "aprovação da continuidade da implantação do Trem 2 da Rnest, que irá expandir a capacidade de refino nacional, viabilizando o aumento da produção de derivados - principalmente diesel S10 - em atendimento às demandas do mercado", destaca, explicando que a Petrobras fez uma análise criteriosa do projeto antes de decidir pela continuidade.
O início das operações do Trem 2 da RNEST é previsto para 2027, e com essa implantação, a Petrobras contribuirá para expandir a capacidade de refino nacional, viabilizando o aumento da produção de derivados, principalmente diesel S10, em atendimento às demandas do mercado.
Para o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, “a expansão da capacidade da Rnest é fundamental para aumentar a produção e a disponibilidade de derivados, em especial, óleo diesel S10. Localizada estrategicamente em Pernambuco, a refinaria está conectada ao sistema logístico nacional e contribuindo para o desenvolvimento do Nordeste brasileiro”. O Trem 2 da Rnest vai adicionar cerca de 13 milhões de litros de diesel S10 por dia à capacidade de produção nacional.
No caso do trem 1, as unidades envolvidas são destilação atmosférica, coqueamento retardado e unidades auxiliares. A modernização dessas unidades é estratégica para a Petrobras e para o País, porque vai viabilizar o incremento da oferta de diesel para o mercado brasileiro a partir de 2025.