Bolsa Família poderá ser pago com real digital no futuro; entenda
O real digital é a nova criptomoeda oficial desenvolvida por empresas autorizadas pelo Banco Central
A presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, anunciou nesta quarta-feira (26), que benefícios sociais e trabalhistas como o Bolsa Família e o PIS, poderão ser pagos no futuro por meio do real digital.
O real digital é a nova criptomoeda oficial desenvolvida por empresas autorizadas pelo Banco Central.
Ainda em fase embrionária, o real digital deve ser lançado para todos apenas no ano de 2024.
Com Agência Brasil
BOLSA FAMÍLIA PODERÁ SER PAGO COM REAL DIGITAL
A presidenta da Caixa, Maria Rita Serrano, afirmou que o banco busca gerar uma inclusão social e digitalização por meio dos pagamentos de benefícios de maneira digital.
Os projetos ainda estão no início, e o Bolsa Família não deve ser pago por meio do real digital ainda em 2023.
“Dá para pensar em pagar benefícios sociais e trabalhistas com moeda tokenizada (moeda convertida em ativos digitais) no futuro”, afirmou Serrano.
Serrano também citou a grande presença da Caixa ao redor do país para justificar o fato de serem os pioneiros no teste de pagamentos de benefícios por meios digitais.
“A Caixa está em 99% dos municípios brasileiros e tem 155 milhões de clientes. É um grande celeiro para testar soluções”, acrescentou a presidenta.
O QUE É O REAL DIGITAL?
O real digital é a moeda virtual brasileira e tem como objetivo digitalizar e otimizar as transações financeiras.
O nome da moeda vem do inglês Central Bank Digital Currency (CBDC) ou Moeda Digital Emitida por Banco Central.
O real digital, que ainda está em fase de testes, tem como objetivo facilitar que compras, transferências e demais transações sejam feitas de forma online, sem que dinheiro físico precise ser envolvido nas movimentações financeiras.
QUANDO O PROJETO DO REAL DIGITAL ESTARÁ PRONTO?
O real digital está em testes desde março, e só deve estar disponível para a público geral no fim de 2024.
A Caixa lançou um consórcio com a bandeira de cartões de crédito Elo e a Microsoft para acelerar e potencializar o projeto-piloto do real digital.
“Embora a Caixa pudesse desenvolver o projeto sozinha, isso levaria mais tempo”, disse o vice-presidente de Finanças do banco, Marcos Brasiliano Rosa.
Segundo ele, a Elo irá auxiliar no desenvolvimento de opções de criptoativos com pagamento em parcelas, seguindo o exemplo de faturas de cartões de crédito, e a Microsoft fará parte por conta de sua experiência com tecnologia, ajudando a acelerar a finalização do projeto do real digital.