O planejamento de quitação do PIS (Programa de Integração Social) 2024, referente ao exercício de 2022, ainda não possui as datas iniciais estabelecidas.
Essa demora decorre das repercussões da pandemia no calendário PIS/PASEP, que originaram um intervalo mais amplo entre o ano de referência e o período de recebimento, prolongando-o para dois anos.
Comumente, o cronograma PIS para o ano subsequente é revelado no término de dezembro. Contudo, até o presente momento, as datas de desembolso do PIS 2022 e o montante das prestações permanecem por anunciar.
VALOR DO PIS 2024
O valor do PIS/PASEP é calculado tendo como base o salário mínimo vigente no ano de distribuição. Sendo assim, o montante do PIS relacionado a 2024 somente será estabelecido após a divulgação do piso salarial de 2024 pelo governo, sob a liderança do presidente Lula (PT).
A porção mais substancial do PIS 2022 será designada aos empregados que mantiveram vínculos empregatícios formais ao longo dos doze meses do período de referência.
Quem pode receber?
Para se qualificar para a obtenção do PIS associado a 2022, é necessário cumprir os critérios a seguir:
• Haver percebido até dois salários mínimos por mês durante 2022;
• Não ter exercido atividades para empregadores individuais, excluindo, portanto, o direito ao abono salarial do PIS 2022 para trabalhadores domésticos;
• Estar inscrito no sistema PIS/PASEP por no mínimo cinco anos;
• Ter laborado por ao menos trinta dias com registro em carteira durante o ano de 2022.
Trabalhadores que atendem a esses requisitos devem manter-se atentos às informações oficiais compartilhadas pelo governo, com o propósito de ficarem a par do período em que poderão receber o benefício do PIS relacionado ao ano-base 2022.
Como saber quando vai ser liberado?
As atualizações acerca do cronograma de pagamentos serão comunicadas pelas autoridades pertinentes nos canais de comunicação oficiais.