Com a emissão de pagamentos duplicados em agosto, a nova parcela referente ao Bolsa Família e ao Vale Gás começará a ser creditada a partir da sexta-feira, dia 18.
Quase 21 milhões de famílias têm direito a esse benefício, cujo valor médio é de R$ 700, e a busca pela relação dos beneficiários aprovados já teve início.
Além do aplicativo oficial do Bolsa Família, é possível verificar o valor e a data de pagamento do benefício por meio do app Caixa Tem, além de outra plataforma: o Portal Cidadão da Caixa.
Essa plataforma centraliza informações sobre diversos programas sociais do governo federal. Além do Bolsa Família, é possível verificar dados sobre o seguro-desemprego, abono salarial, vale gás e outros programas de transferência de renda.
Consulta do Bolsa Família no Portal Cidadão
O Portal Cidadão da Caixa possibilita a consulta dos dados do Bolsa Família em qualquer período do mês. A partir de terça-feira, dia 8, os beneficiários já podem acessar as informações atualizadas da folha de pagamento referente a agosto tanto pelo Portal Cidadão quanto pelo aplicativo do Bolsa Família.
Normalmente, a consulta aos valores exatos é liberada a partir do dia 10 de cada mês, quando o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a Dataprev finalizam a folha de pagamento.
Somente após essa data é que a Caixa obtém as informações necessárias para atualizar os canais de consulta com os valores correspondentes ao mês em curso.
Entretanto, em agosto, a consulta foi antecipada alguns dias, e já é possível visualizar o valor da parcela tanto do Bolsa Família quanto do Vale Gás, que é de R$ 108.
As informações completas serão disponibilizadas tanto no Portal Cidadão quanto no aplicativo do Bolsa Família e no app Caixa Tem.
A consulta no Portal Cidadão da Caixa é realizada acessando o endereço https://cidadao.caixa.gov.br/ e realizando login com CPF e senha.
A senha utilizada é a mesma empregada no app Caixa Trabalhador e no app do Bolsa Família. Caso não possua senha, é possível fazer o cadastro clicando no botão acima.
Por meio do Portal Cidadão, é também viável verificar a situação do pagamento do Bolsa Família, que pode estar liberado, bloqueado ou cancelado para famílias com pendências em relação ao cadastro no CadÚnico.
Veja o significado de cada status de pagamento:
• Parcela liberada (ícone verde): benefício disponível para saque a partir da data indicada no calendário de pagamento;
• Parcela bloqueada (ícone amarelo): pagamento bloqueado; consulte o Gestor do Bolsa Família do seu município para obter mais informações;
• Parcela enviada para crédito (ícone azul escuro): benefício está em processo de crédito em conta. Confira na conta em que recebe se os valores já foram creditados;
• Parcela cancelada (ícone vermelho): procure o Gestor do Bolsa Família do seu município para mais informações;
• Parcela paga (ícone cinza): pagamento atual já foi realizado; confira no calendário a data da próxima parcela;
• Parcela pendente (ícone azul claro): valor pendente devido a saque incompleto. Aguarde a regularização ou procure uma agência da Caixa.
Bolsa Família: Relação por município
Os beneficiários estão familiarizados com a consulta individual (por CPF) do Bolsa Família. Contudo, existe outra opção: verificar a relação de beneficiários por município.
Essa forma de consulta está disponível apenas no Portal da Transparência, cujos dados são atualizados pela Controladoria-Geral da União. Para isso, basta acessar o site https://portaldatransparencia.gov.br/ e procurar pela seção Benefícios ao Cidadão.
Confira o passo a passo de como consultar a lista do Bolsa Família por município.
Calendário Bolsa Família 2023 Agosto
- Final do NIS 1 – 18;
- Final do NIS 2 – 21 (disponibilizado em 19/08);
- Final do NIS 3 – 22;
- Final do NIS 4 – 23;
- Final do NIS 5 – 24;
- Final do NIS 6 – 25;
- Final do NIS 7 – 28 (disponibilizado em 26/08);
- Final do NIS 8 – 29;
- Final do NIS 9 – 30;
- Final do NIS 0 – 31.