Negócios

Feira de Miniempresas expõe produtos criados por estudantes de escolas públicas de Pernambuco no RioMar

Realizado pela ONG Junior Achievement Pernambuco, o evento acontece nos dias 26 e 27 de agosto, no RioMar Recife. Participam 750 alunos de escolas públicas do Estado, que vão vender produtos idealizados por eles

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 24/08/2023 às 16:24 | Atualizado em 24/08/2023 às 19:45
Notícia
X

Pelo menos 750 estudantes de escolas públicas de várias regiões do Estado participam da 20ª Feira de Miniempresas, da Junior Achievement Pernambuco (JA Pernambuco), instituição sem fins lucrativos, que atua na educação empreendedora de jovens, ainda na escola. A vigésima edição do evento vai acontecer nos dias 26 e 27 de agosto, no RioMar Recife.

A Feira de Miniempresas é a fase prática do programa Miniempresa, um dos principais projetos da ONG Junior Achievement, que tem atuação mundial e mais de 100 anos de fundação. Em Pernambuco, atua desde 2003. O objetivo do projeto, desenvolvido com alunos do segundo ano do ensino médio, é ensinar aos estudantes como planejar e operar uma empresa, na prática.

Durante cinco meses de atividades, foram criados 30 produtos. Agora, os “miniempresários” terão a chance de comercializar as suas ideias. Neste ano, os alunos participantes são de cidades da Região Metropolitana e interior de Pernambuco, como Recife, Olinda, Paulista, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Belo Jardim, Gravatá e Paudalho.

Divulgação
Estudantes colocam em prática o aprendizado sobre empreendedorismo na 20ª Feira de Miniempresas, no RioMar Recife - Divulgação

Para chegar à feira, os jovens participaram de aulas semanais, com duração de 3h de duração, num total de 13 encontros. Durante esse período, foram ensinados fundamentos de economia de mercado e da atividade empresarial, através do método Aprender-Fazendo. As atividades foram ministradas por voluntários, entre estudantes universitários e profissionais de diversas áreas, que receberam treinamento da JA Pernambuco, doaram tempo e compartilharam conhecimento com os jovens.

Assim, a feira é uma oportunidade que os novos empreendedores têm de comercializar seus produtos e obter os frutos do trabalho desenvolvido durante o programa. As mercadorias foram feitas pelos próprios alunos e estarão disponíveis para compra nos dois dias de evento.

Divulgação
Estudantes colocam em prática o aprendizado sobre empreendedorismo na 20ª Feira de Miniempresas - Divulgação

CRIAÇÕES DOS ESTUDANTES

Nesta edição do Miniempresa, muitos produtos foram produzidos pensando na sustentabilidade, reutilização de materiais reciclados, produtos biodegradáveis, orgânicos e veganos. Entre eles: recipiente confeccionado com cana de açúcar, feito para armazenamento de plantas e objetos; luminária feita com palito de picolé; agenda produzida com material reciclável; sabão ecológico, a base de óleo de cozinha reciclado e essências regionais; porta-garrafa fabricado com camisas de malha usadas; e shampoo em barra, de composição vegana e embalagem orgânica.

Capa de chuva para mochila, velas personalizadas na cultura pernambucana, feitos de da cera vegetal e capa do caderno produzida com papelão, folhas e capa com fibras da cana de açúcar são outros produtos idealizados e produzidos pelos próprios estudantes. 

Nesta edição, participam 200 pessoas como voluntárias do projeto, além do Miniempresa contar com o apoio Grupo Moura, Gerdau, Da Fonte Advogados, Secretaria de Educação e Esporte do Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura do Recife, através do Comdica Recife. 

 

Tags

Autor