PIS 2023

CALENDÁRIO PIS/PASEP 2023 continua sendo PAGO em SETEMBRO? Veja se pode receber o abono salarial

Devido à pandemia de Covid-19, o desembolso do PIS/Pasep relacionado ao ano de 2020 foi postergado para 2021, já que os fundos originalmente alocados para esse propósito foram redirecionados pelo governo federal para o enfrentamento do vírus.

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 31/08/2023 às 15:39 | Atualizado em 31/08/2023 às 15:43
Notícia
X

Várias pessoas têm indagado sobre o desembolso do abono salarial do PIS/Pasep para os trabalhadores de 2022, principalmente agora que o governo concluiu os pagamentos relativos ao ano de 2021. Uma certeza já existe: haverá pagamentos em 2024, relacionados ao ano-base de 2022.

Devido à pandemia de Covid-19, o desembolso do PIS/Pasep relacionado ao ano de 2020 foi postergado para 2021, já que os fundos originalmente alocados para esse propósito foram redirecionados pelo governo federal para o enfrentamento do vírus.

Nesse contexto, o cronograma sofreu modificações. Isso quer dizer que o abono salarial do ano de 2020 foi efetuado em 2022. Logo após, os pagamentos do PIS/Pasep relativos ao ano de 2021, que deveriam ter ocorrido em 2022, começaram apenas em fevereiro de 2023.

Então, seguindo a ordem recente dos eventos, o abono salarial para aqueles que atuaram em 2022 será providenciado em 2024. No entanto, é crucial salientar que essa situação pode mudar. Até o presente momento, o governo federal não divulgou nenhum comunicado sobre a normalização do calendário do PIS/Pasep.

O PIS será desembolsado pela Caixa Econômica Federal aos empregados do setor privado, enquanto que o Pasep será pago pelo Banco do Brasil aos funcionários públicos. Mantenha-se atualizado quanto a eventuais novidades e declarações oficiais sobre o plano de pagamentos.

O montante do PIS/Pasep é calculado com base no salário mínimo vigente no ano em que o pagamento é realizado. Logo, o valor específico do PIS para 2024 só será conhecido após a divulgação do salário mínimo para o ano seguinte pelo governo.

Quem é elegível para o PIS/Pasep?

O trabalhador que está cadastrado no PIS/Pasep por ao menos cinco anos e que tenha atuado formalmente por no mínimo 30 dias no ano considerado para cálculo, com um salário médio mensal de até dois salários mínimos, tem direito ao benefício.

É também imprescindível que o empregador tenha fornecido as informações corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Os empregados podem verificar sua elegibilidade através do site do governo federal ou da Carteira de Trabalho Digital. O serviço Alô Trabalhador, pelo telefone 158, também está disponível para consultas.

Valor do Abono

O montante do abono é proporcional ao tempo de trabalho formal em 2020. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 101, com períodos iguais ou superiores a 15 dias sendo considerados como um mês completo.

O valor desembolsado é o salário mínimo atual dividido por 12 e multiplicado pelo número de meses trabalhados no ano em questão. Salário mínimo em 2023 é de R$ 1.302,00. Quem trabalhou o ano todo receberá o valor integral do salário mínimo.

Como consultar e sacar o PIS/PASEP pela internet

Para verificar o seu PIS/Pasep 2023 online, visite o site gov.br/pt-br/servicos/sacar-o-abono-salarial e siga as instruções na página. As informações adicionais estão disponíveis no ícone de observação, logo abaixo da coluna "Ações".

Para sacar o PIS 2023, se você tiver o Cartão do Cidadão, pode usá-lo em lotéricas ou caixas eletrônicos da Caixa. Também é possível retirar o valor em uma agência da Caixa, levando um documento oficial com foto.

Se você tiver conta na Caixa, o valor poderá ser acessado através do Internet Banking da Caixa.

Como receber o Pasep 2023

O Pasep pode ser retirado diretamente na conta corrente ou poupança para os clientes do Banco do Brasil. Se o trabalhador preferir receber em outra instituição bancária, uma transferência pode ser realizada através do site "bb.com.br/pasep" ou em um terminal eletrônico do Banco do Brasil.

CALENDÁRIO PIS 2023

Jornal do Commercio
Calendário PIS 2022 é antecipado nesta sexta (01)? Veja quando recebe PIS ano-base 2022, quanto será pago na tabela PIS 2022 e quem tem direito ao abono salarial do PIS PASEP - Jornal do Commercio

Tags

Autor