Dia do Administrador

João Carlos Paes Mendonça participa de roda de conversa e é homenageado pelo Conselho Regional de Administração

Promovido pelo Conselho Regional de Administração de Pernambuco (CRA-PE) evento antecipou a comemoração do Dia do Profissional de Administração, celebrado em 9 de setembro

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 05/09/2023 às 23:17 | Atualizado em 06/09/2023 às 18:41
Notícia
X

O presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, participou de evento nesta terça-feira (5), em comemoração ao Dia do Profissional de Administração, celebrado em 9 de setembro. Promovido pelo Conselho Regional de Administração de Pernambuco (CRA-PE), o encontro aconteceu no auditório da FCAP-UPE, no Recife, com a participação de estudantes, professores e profissionais da área.

A abertura contou com apresentação da Orquestra Criança Cidadã. Além de João Carlos, o fundador do portal Administradores.com, Leandro Vieira, fez palestra sobre o Futuro da Administração. 

Com mais de 40 anos de inscrição no Conselho, João Carlos é um dos profissionais mais antigos a ter registro no Estado, desde que a profissão foi regulamentada há 58 anos. No evento, o empresário participou de conversa mediada pelo vice-presidente do CRA, Jefferson Henrique.

Em formato de perguntas e respostas, o executivo questionou o presidente do Grupo JCPM sobre sua trajetória empresarial, importância da administração na gestão dos negócios, orientações aos jovens administradores e expectativa sobre o futuro dos negócios. 

João Carlos lembrou que a história do grupo começou em 1935, com a abertura pelo seu pai, Pedro Paes Mendonça, de uma bodega na comunidade de Serra do Machado, em Ribeirópolis, interior de Sergipe. Aos 9 anos ele já trabalhava com o pai e logo logo a vocação para o varejo se confirmava como uma herança. Aos 13 anos já estava em Aracaju com seu Pedro. 

"Contando assim parece tudo muito fácil, mas foi trabalho, luta, garra. Tive o exemplo forte do meu pai, que não tinha estudo mas era trabalhador, competente e sagaz. Fomos seguindo degrau a degrau: da Serra do Machado para Aracaju; de Aracaju para Recife; de Recife para o Nordeste; e do Nordeste para o Brasil", destaca.   

EMPREENDER 

Falando para um auditório cheio de estudantes de administração, João Carlos comentou que empreender com sucesso depende de muitos fatores e que a administração é fundamental ao negócio. Para empreender, o empresário defende que é necessário vocação, vontade, disposição para o trabalho, humildade e gostar das pessoas. 

"Quem quer empreender precisa perguntar a si mesmo se tem vocação, em que negócio deseja apostar, se dedicar de corpo e alma e gostar de gente. Na época em que tínhamos o Bompreço, eu e a minha mulher trabalhávamos nos finais de semana visitando as lojas para conversar com os clientes. Dentro da empresa, também é preciso se relacionar com as pessoas em todos os níveis, da diretoria à moça do café. No nosso escritório, por exemplo, temos o melhor cafezinho do mundo, que é servido por dona Neide", conta, arrancando aplausos da platéia.

HOMENAGEM 

Durante o ebvento na FCAP, o presidente do Grupo JCPM foi homenageado com uma placa. O presidente do Conselho Regional de Administração, Michel Paes Barreto, lembrou que a profissão foi regulamentada há 58 anos e a importância dela na gestão das empresas. "O senhor é um dos primeiros profissionais a se registrar no CRA e nos orgulha e inspira com sua trajetória de sucesso", disse, entregando a placa a João Carlos.  

OLHAR PARA O FUTURO 

Ao longo de sua trajetória empresarial, João Carlos tambem é conhecido por inovar nos negócios e por perceber as tendências de futuro.  Com o Grupo JCPM próximo de completar 90 anos, em 2025, o empresário está antenado com o futuro. "Queremos apostar cada vez mais nos nossos projetos sociais. Esse será um dos nossos focos pelos próximos 15 a 20 anos. Além disso, também estamos preocupados com o meio ambiente", observa. 

Em julho, o Grupo JCPM lançou, pela primeira vez, o seu relatório ASG. O documento traz e parametriza o trabalho realizado pela empresa em 2022, nas áreas de meio ambiente, compromisso social e governança. 

Na reflexão que faz sobre o futuro, João Carlos comenta a situação do Brasil. "O momento é de observar com cautela para onde vamos, sem entusiasmo exagerado. Os juros ainda estão muito altos e só quem consegue realizar grandes investimentos são grandes multinacionais. Nós investimos bastante em shopping e é um negócio que leva tempo para maturar. Estamos crescendo bem, mas a hora é de aguardar o que acontece", afirma, com cautela.  


Tags

Autor