Mercado Imobiliário ganha novo espaço de notícias no Jornal do Commercio
Metro Quadrado traz novidades do setor e análises sobre a dinâmica de investimentos e oportunidades imobiliárias
O sobe e desce do preço do aluguel; valorização dos imóveis; lançamentos em Pernambuco, investimentos em construção de moradias, hotelaria, arquitetura e design são alguns dos temas que semanalmente estarão em destaque nos conteúdos multiplataformas da coluna Metro Quadrado, lançada por este Jornal do Commercio.
Diante dos novos estímulos ao mercado, com o relançamento do maior programa habitacional do País (Minha Casa, Minha Vida); encaminhamento para novo ciclo de redução da taxa básica de juros (Selic) e consequentemente maior facilidade para financiamento por compradores e investimentos em novos empreendimentos, por parte de construtoras e incorporadas, o JC traz aos seus leitores um novo espaço com informações analisadas e novidades importantes do mercado imobiliário do Estado e do País.
O cenário ainda não é o desejável para o mercado imobiliário como um todo no Brasil. Mas o setor chega em 2023 acumulando três anos de crescimento, embora agora registre uma aceleração menor do que foi visto no impulsionamento durante a pandemia. Dito isto, a percepção é de que estamos em mais um momento de decolagem, com as turbinas ligadas mas sem ainda alcançarem a potência máxima. E o JC abre espaço para acompanhar esse movimento com informação de qualidade, divulgação comercial dos novos empreendimentos e análises embasadas dos dados do setor.
NÚMEROS DO SETOR
Nos números da Câmara Brasileira da Indústria de Construção, divulgados no último mês, apontam que o segundo trimestre de 2023 registrou crescimento de 15,7% nos lançamentos imobiliários, em comparação com o trimestre anterior, com aumento discreto de 0,5% nas vendas de unidades residenciais neste trimestre em relação ao anterior. Na comparação, as vendas superaram os lançamentos em mais de 10 mil unidades, demonstrando a aderência dos produtos disponíveis ao mercado comprador e a necessidade de lançamentos para conter a redução dos estoques.
Confirmando-se a melhora do ambiente econômico, com controle inflacionário e continuidade da queda dos juros, o caminho está aberto para a solidificação de bons resultados para o setor.