Como se refrescar sem aumentar a conta de energia em meio à ONDA DE CALOR
Manter-se hidratado e os ambientes frescos é fundamental para passar por esse período sem comprometer a saúde
*Com informações da Neoenergia
Pernambuco deve enfrentar uma semana escaldante, com temperaturas superando os 35º graus, em algumas cidades, principalmente no Sertão do Estado. Essa onda de calor indica um perigo significativo devido às altas temperaturas e ao clima seco.
Manter-se hidratado e os ambientes frescos é fundamental para passar por esse período sem comprometer a saúde.
Com o uso intensificado de aparelhos como o ar-condicionado, geladeira e chuveiro elétrico, a Neoenergia Pernambuco reuniu dicas valiosas para garantir conforto sem sustos com a conta de energia no final do mês. Confira algumas delas:
- Otimize o uso do chuveiro elétrico, optando pelo banho sem aquecimento. Se não for possível, ajuste-o para a posição "verão". Quanto mais baixa a temperatura da água, menor será o consumo.
- Ajuste o termostato do ar-condicionado para 23°C e utilize o timer para evitar seu funcionamento desnecessário.
- Após resfriar o ambiente com o ar-condicionado, use ventiladores para manter uma temperatura agradável. Lembre-se de mantê-los limpos para um desempenho econômico.
- Evite abrir a geladeira com frequência, pois a entrada de calor aumenta o consumo de energia. Certifique-se de que o aparelho esteja em um local bem ventilado, com espaço de pelo menos 15 centímetros entre ele e as paredes/armários. Verifique periodicamente a borracha de vedação para evitar desperdício de energia.
- Use fornos e ferros elétricos com moderação. Otimizar o uso desses equipamentos evita ligá-los e desligá-los com frequência.
Aumento de 5,8% no consumo de energia em setembro
Na última sexta-feira (22/09), O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anunciou estimativa de 5,8% de aumento no consumo de energia em setembro por causa da onda de calor no país.
Segundo o ONS, essa é a maior elevação nas projeções mensais de consumo dos últimos meses. O aumento de 5,8% se dá em relação a setembro de 2022 e representa 75,2 mil megawatts médios (MW) consumidos a mais.
OUTRAS DICAS DE ECONOMIA DE ENERGIA
- Adquira aparelhos elétricos eficientes (e use com eficiência) - Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Isso irá ajudar muito na economia de energia e na redução das contas. Pesquise os modelos e potências para saber quais são mais eficientes. Na hora de usar, estude o manual para maximizar o uso e minimizar o gasto de energia.
- Desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora - Algumas pessoas acham que deixar o computador ligado 24 horas consome menos energia do que ligá-lo e desligá-lo a cada uso, mas não funciona assim. O monitor pode ser desligado sempre que o usuário se ausentar do ambiente. Se as pausas entre os usos forem longas, de mais de uma hora, por exemplo, o ideal é desligar tudo. Se puder, opte por laptops, que costumam ser mais econômicos.
- Fique de olho no carregador de celular - Não deixe o carregador de celular na tomada ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Além de evitar acidentes domésticos, conectado consome energia elétrica.
- Aproveite a luz natural - Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a luz natural do dia ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados, dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.
- Evite usar a função stand-by dos aparelho - Nunca deixe os aparelhos ligados na tomada em "stand-by", o famoso "modo espera" que permite ligar o equipamento diretamente. Não há necessidade de continuar consumindo energia se você não os está utilizando. Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso, mesmo que você não ache prático. Neste caso, a comodidade não compensa o desperdício.
- Escolha lâmpadas LED - Mesmo que as lâmpadas LED sejam mais caras, a economia de longo prazo compensa os custos iniciais porque elas duram mais e consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais. Dê preferência sempre às lâmpadas de LED. Retire as lâmpadas fluorescentes compactas queimadas do bocal. O reator acoplado pode consumir energia, caso o interruptor esteja ligado.
- Utilize a função “timer” das TVs - Evite dormir com televisores ligados. É um consumo de energia desnecessário. Se você já sabe que costuma pegar no sono assistindo à televisão, utilize a função “timer” ou “sleep”, presente na maioria dos modelos e programe o aparelho para que ele desligue sozinho.
- Fique atento ao selo Procel - Sempre que possível, adquira eletrodomésticos com o selo Procel, pois ele indica os produtos com menor consumo de energia elétrica.