Pepsico anuncia plano de expansão da sua fábrica em Pernambuco para ampliar produção de salgadinhos
No ano em que comemora 70 anos de sua presença no Brasil, dona das marcas Cheetos, Torcida, Cebolitos e Fandangos vai gerar 300 novos empregos no atual quadro de 700 colaboradores
A PepsiCo, que neste 2023 comemora 70 anos de sua presença no Brasil, anuncia o plano de expandir em 30% a capacidade produtiva de snacks na fábrica de Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Com 10 mil m² de área construída, a planta já teve a obra iniciada e previsão de entrega da ampliação é para maio de 2024. A previsão é que a unidade gere até 300 novos empregos diretos e indiretos.
A ideia da companhai é que a expansão reforce a importância de Pernambuco na operação nacional. A nova linha inaugurada pela PepsiCo em Cabo de Santo Agostinho vai atender à produção de Cheetos, Torcida, Cebolitos e Fandangos.
“A região Nordeste é estratégica para a PepsiCo e temos investido continuamente nela. Prova disso é que nossa capacidade produtiva nos últimos 4 anos aumentou em mais de 50%, incluindo a implementação da nova linha de Torcida. Em alinhamento com nossas metas de crescimento está o impacto direto em novos empregos e no desenvolvimento de Cabo de Santo Agostinho e região”, destaca o Diretor Sênior de Operações da PepsiCo Brasil, Marcelo Zanetti.
VISITA DA GOVERNADORA
Nesta terça-feira (26), a governadora Raquel Lyra visitou a fábrica de Cabo de Santo Agostinho – uma das 8 fábricas da PepsiCo no Brasil - para conhecer os planos da companhia para 2024, reforçando o compromisso com o crescimento contínuo do negócio e atenção à comunidade local. A visita contou ainda com a presença de Guilherme Cavalcante, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, e André Teixeira, Diretor-Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).
Durante a visita, a governadora destacou a importância da companhia para o estado de Pernambuco. “Grandes empresas como a PepsiCo mudam a realidade das famílias do nosso estado por abrir oportunidades de emprego e renda para a população, além de impactar positivamente outros campos como a capacitação constante dos trabalhadores, o envolvimento da comunidade em práticas positivas para o meio ambiente e o olhar para o futuro com o desenvolvimento de novas culturas”, afirmou.
PEPSICO EM PERNAMBUCO
Em todo o Estado, a companhia é responsável por quase 700 empregos diretos e pela compra de coco in natura de mais de 80% dos produtores do Vale do São Francisco, garantindo a renda de diversas famílias. Pernambuco representa também um dos mercados mais importantes para a PepsiCo no Brasil.
Além da planta em Cabo de Santo Agostinho, a companhia possui outra fábrica que produz KERO COCO®, localizada em Petrolina, e duas fazendas de produção de coco na mesma cidade, sendo as únicas próprias da companhia no mundo. O estado é responsável por 100% da produção nacional de água de coco da companhia.
Essas fazendas de Petrolina abrigam ainda o projeto piloto de Consórcio Coco-Cacau. A iniciativa tem o objetivo de ampliar as práticas de agricultura regenerativa da companhia, com a redução de emissões de gases de efeito estufa, aumento da saúde do solo e sustentabilidade econômica. Além disso, o projeto permite que o solo deixe de ter a monocultura de coco-verde e passe a ter um plantio diversificado de modo experimental.
O cultivo de cacau exige um sombreamento que os coqueiros já oferecem, então o consórcio dessas duas culturas permite ganhos em sustentabilidade; com a otimização do uso da terra, da água e dos insumos agrícolas.
A iniciativa contribui ainda para a geração de renda dos produtores de coco da região, a maioria de pequenos agricultores familiares, em cerca de 60%, a partir da adesão ao modelo de plantio da nova cultura.