No Nordeste, interesse na Black Friday se volta para novas categorias de produtos na cesta de compras
A nova pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise mostra que a intenção de compra dos brasileiros para a data cresceu na maioria das categorias analisadas
A quase dois meses para a Black Friday 2023, uma pesquisa do Google aponta que, pela vontade do consumidor, a Black Friday deste ano será de mais vendas para o varejo, porém com maior diversificação na cesta de produtos. No Nordeste, os dados apontam o interesse por itens que normalmente não entravam de forma massiva no roteiro das promoções, a exemplo de fraldas e produtos para cuidados pessoais.
A nova pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise mostra que a intenção de compra dos brasileiros para a data cresceu na maioria das categorias analisadas. De acordo com o estudo – que ouviu mais de 1.800 brasileiros conectados das classes A, B e C de todo o Brasil em julho de 2023 –, duas em cada três pessoas no País pretendem comprar produtos na temporada promocional de novembro.
Das 20 categorias analisadas pela pesquisa, 16 tiveram crescimento na intenção de compra. A categoria que mais se destacou foi a de beleza e perfumaria, cuja intenção de compra para a Black Friday está 18 pontos percentuais (p.p.) maior do que no ano passado. Eletrodomésticos (+10 p.p.), eletroportáteis (+ 9pp), equipamentos de áudio & vídeo (+9pp); roupas & acessórios (+7 p.p.); roupas & calçados esportivos (+7 p.p.), móveis (+5 p.p.) e calçados (+5 p.p.) são outras categorias que estão atraindo maior desejo do consumidor neste ano.
VENDAS NO NORDESTE
No Nordeste, a espera pela Black Friday fez crescer a intenção de compra de fraldas e artigos para bebês (+120%) na comparação com o ano passado. Além disso, beleza e cuidados pessoais avançaram 115%. Livros e papelaria também despontam com 113% de crescimento, seguidos por eletrodomésticos (112%).
“Há grandes possibilidades de diversificação para o Varejo nesse ano, já que as categorias que mais crescem no curto prazo não são as mais tradicionais da Black Friday, como a de eletrônicos", diz a diretora de negócios para o Varejo no Google Brasil, Gleidys Salvanha.
Segundo a pesquisa, para um em cada quatro brasileiros, o preço baixo é o fator mais determinante para decidir a sua compra na Black Friday. Mas os brasileiros não querem somente poupar durante as compras. A preocupação com a qualidade dos produtos vem ganhando mais destaque e é o segundo quesito mais importante na opinião dos consumidores – em 2022, era o quarto em prioridade. A confiabilidade da loja, site ou aplicativo, o custo de frete e o tempo de entrega também se destacam entre os mais citados.
ANOTAÇÕES DE FRETE
Para ajudar os varejistas nesses quesitos, o Google lança, a partir de outubro, um novo recurso para permitir aos consumidores identificarem os produtos com frete grátis, entrega mais rápida e devolução gratuita.
O novo recurso, chamado Anotações de Frete, estará disponível para os lojistas que quiserem sinalizar suas promoções ao gerenciar seus produtos por meio do Google Merchant Center.
Na prática, é como se o lojista colocasse uma “etiqueta” logo abaixo da imagem do produto, deixando mais claro para o consumidor que aquele produto tem uma condição de frete diferenciada dos demais.
Mostrar as condições de frete de forma simples e clara é um fator que beneficia tanto consumidores quanto lojistas. No caso do primeiro, ter clareza sobre as opções de entrega evita surpresas na hora do check-out.
“Nossa expectativa é que este novo recurso tenha um impacto significativo nas empresas que exibem os seus produtos no Google Shopping, principalmente neste período de Black Friday, pois tem o potencial de aumentar as vendas”, afirma o líder de produtos de performance do Google Brasil, Rodrigo Paoletti.
Segundo ele, para o consumidor, as informações de frete são exibidas de maneira mais visual e simplificada, o que permite tomar a decisão certa na hora de escolher entre os produtos na vitrine do Google Shopping.