PRÊMIO GPTW

GPTW premia empresas pernambucanas com melhores ambientes de trabalho

A Great Place to Work (GPTW) elenca as Melhores Empresas para Trabalhar

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 24/10/2023 às 6:00
Notícia
X

Norteada por valores como confiança, espírito empreendedor, superação e trabalho em equipe, o Great Place to Work (GPTW) - "Melhores Empresas para Trabalhar" em português - classifica e ranqueia empresas sobre ambiente laboral.

A avaliação do GPTW é feita com base em uma pesquisa de clima organizacional realizada entre os colaboradores. Os fatores considerados na pesquisa são: a confiança, o respeito, a camaradagem e o orgulho entre os colaboradores.

GPTW no Brasil

O Great Place to Work (GPTW) lançou no Brasil, em 1997, a primeira lista das "Melhores Empresas para Trabalhar". Na primeira edição, 130 empresas se inscreveram, mas apenas 30 foram classificadas.

Ao longo de seus 25 anos de atuação, o GPTW já avaliou mais de 10 mil empresas brasileiras e reconheceu mais de 1.800 delas como ótimas para trabalhar.

Para as empresas se tornarem ranqueadas entre as melhores para trabalhar, elas precisam ser certificadas e passar por uma análise do conjunto de suas práticas de gestão de pessoas.

"No ano passado, 4 mil empresas participaram do processo de pesquisa, desse total, 60% conquistaram o selo de certificada em bom ambiente de trabalho, mas apenas 3,75% foram listadas no Ranking Nacional, que classifica as Melhores Empresas para Trabalhar no país", comenta Tatiane Tiemi, CEO do GPTW.

MARCELO SPATAFORA
Tatiane Tiemi, CEO do Great Place To Work - MARCELO SPATAFORA

"As pessoas hoje já têm muito mais poder para escolher onde e com quem desejam trabalhar. Elas vão avaliar se aquela empresa faz sentido para elas de acordo com seus valores, princípios e ambição", acrescenta a CEO.

Tatiane também exemplifica os principais critérios para os colaboradores: "Se a empresa não corresponder às expectativas e demandas do mundo atual - e nesse caso estamos falando de uma agenda forte de diversidade e inclusão, políticas ESG, lideranças mais humanizadas e uma gestão de pessoas cada vez mais personalizada, ela fica fora do radar de competitividade - perde, portanto, talentos."

GPTW Pernambuco

GPTW reconhece empresas de Pernambuco que adotam boas práticas de recursos humanos há mais de 10 anos. Essas empresas impactam de forma positiva seus ambientes corporativos, proporcionando um melhor ambiente de trabalho para seus colaboradores.

A chegada da premiação no Estado impacta positivamente nas organizações locais, incentivando a melhoria dos ambientes de trabalho e das relações com os colaboradores.

Jailton Jr/ JC IMAGEM
Troféu GPTW 2022 - Jailton Jr/ JC IMAGEM

"A competição saudável entre as empresas premiadas também incentiva melhorias contínuas no ambiente de trabalho e o benchmarking entre as empresas", pontua a CEO da GPTW.

Desde a primeira edição, em 2011, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) está junto ao GPTW. Neste período, tem ajudado a potencializar o reconhecimento das Melhores Empresas para Trabalhar em Pernambuco e a transformar as organizações.

Prêmio GPTW Pernambuco

Em 2023, 82 empresas se inscreveram no Prêmio GPTW Pernambuco, totalizando 41.735 funcionários impactados. Dessas, 30 foram premiadas, sendo 5 empresas de pequeno porte, 20 de médio porte e 5 de grande porte.

O Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar em Pernambuco, do GPTW, acontece no dia 26 de outubro, às 19h, na Arcádia Apipucos.

 

Tags

Autor