Agropecuária

Fazenda FTI promove final de semana de oportunidades da raça Sindi em Bezerros

Com sede em Bezerros, Fazenda FTI vai realizar um final de semana de eventos sobre o gado zebuíno e contribuir para disseminar a raça no Nordeste e no País. A programação inclui o Shopping Sindi FTI, o concurso Novilha do Futuro e o 5º Leilão Sindi FTI

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 18/10/2023 às 18:28
Notícia
X

A Agro FTI (Fazenda Três Irmãos), localizada em Bezerros, no Agreste Pernambucano, promove de sexta-feira (20) até domingo (22), o Sindi Weekend. A proposta é realizar um final de semana de eventos sobre o gado zebuíno e contribuir para disseminar a raça no Nordeste e no País. A programação inclui o Shopping Sindi FTI, o concurso Novilha do Futuro e o 5º Leilão Sindi FTI. 

Realizado pela primeira vez, o Shopping Sindi FTI acontece de sexta a domingo, das 8h às 18h. Serão ofertados 25 animais entre novilhas, vacas e touros para venda aos pecuaristas. Realizador do evento, o empresário Marcelo Tavares de Melo, explica que o Shopping é uma oportunidade para adquirir animais de qualidade e com confiabilidade. 

Apostando no gado Sindi há 10 anos, a FTI é reconhecida como um dos melhores criatórios da raça no país. Há 30 anos no mercado, o rebanho da fazenda tem aproximadamente 400 animais. 

"Em todos os eventos que participamos em 2023 fomos considerados os melhores criadores e expositores das respectivas exposições. A realização desses leilões, palestras, concursos e shopping são formas de contribuir para democratizar a raça. São oportunidades de chamar atenção, estimular e mostrar aos criadores que o Sindi traz um diferencial para o Nordeste, por sua rusticidade, adaptabilidade e dupla aptidão (o mesmo animal produz carne e leite), em uma região que tem grande déficit hídrico", destaca Tavares de Melo.

LEILÃO 

No sábado, a partir das 18h, será realizado o 5º Leilão Sindi FTI. Essa parte do evento não acontece na Fazenda da FTI, mas no Rebanho Caroatá, em Gravatá, em função da ótima estrutura do local. Estarão disponíveis para arremate 33 animais, distribuídos entre fêmeas baby (de até 8 meses), novilhas, vacas e dois touros consagrados da fazenda. Esses dois touros e mais três fêmeas serão vendidos 50% e os demais lotes a 100%. 

Podem participar do leilão criadores de todo o Brasil, tanto presencialmente quanto virtualmente pelo site https://www.agresteleiloes.com.br. A FTI tem clientes no Nordeste, Sudeste, Norte e Centro-Oeste. 

DIVULGAÇÃO
Agro FTI Rebanho Sindi, no município de Bezerros, Agreste de Pernambuco - DIVULGAÇÃO

CONCURSO

Durante os três dias do evento também está previsto um concurso. "Nossa ideia é reeditar o Novilha do Futuro, concurso idealizado pelo empresário Luiz Felipe Brennand (falecido em 2012) e que chegou a ser promovido uma ou duas vezes", diz Tavares de Melo.

Serão seis categorias de fêmeas com idades entre 12 a 24 meses. Os prêmios são troféus e valores em dinheiro para os criadores e os tratadores. Tavares de Melo diz que o leilão e o concurso acontecem uma vez ao ano, mas que o Shopping poderá ter mais edições, dependendo da demanda. 

"A raça Sindi vem crescendo muito no Brasil e no Nordeste também, mas o avanço na região ainda está abaixo do esperado, com potencial de se democratizar mais. Muitos dos criadores dispostos a ingressar na raça precisam apostar em animais de qualidade", alerta. 

O empresário reforça que pequenos criadores podem adotar a raça. "Em um sítio pequeno até 10 animais, um touro Sindi pode cruzar com as fêmeas mestiças e contribuir para que os novos animais pesem mais, tenham mais estrutura e sejam abatido com menos tempo. Além disso, o criador ainda poderá ter leite para abastecer a família. Isso agreaga valor à pequena pecuária", sugere. 

DIVULGAÇÃO
Agro FTI Fazenda Tres Irmãos está localizada em Bezerros, Pernambuco. É referencia do melhoramento genético da raça Sindi no Brasil. - DIVULGAÇÃO

DADOS DO SETOR 

De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Sindi (ABCSindi), vários indicadores apontam para o crescimento da raça no Brasil. A própria ABCSind diz que o número de associados saltou de 64, em 2018, para 251, em 2022, registrando crescimento de 285%.

Na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o número de RGN (Registro Genealógico de Nascimento) passou de 2.737, em 2017, para 6.726 em 2021, um aumento de 145%. Em RGD (Registro Genealógico Definitivo), o crescimento foi de 170%, atingindo 4.427 em 2021, contra 1.640 em 2017.

Nas vendas de sêmen o crescimento foi de 565%. Em 2018, foram comercializadas 35.503 doses de sêmen da raça, contra 236.230 em 2022. O mercado de leilões também segue com bons resultados. No ano passado, foram realizados 43 remates oficiais, onde foram comercializados mais de 2 mil animais.

 

Tags

Autor