Entrevista

Feira de produtos da agricultura familiar estimula desenvolvimento da atividade em Pernambuco

Para tornar conhecida a produção dos pequenos produtores do Estado, de quinta-feira (19) até o domingo (22), o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) realiza a 1ª Feira Integrada de Produtos da Agricultura Familiar (Fipagri)

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 19/10/2023 às 20:24
Notícia
X

Pernambuco tem aproximadamente 230 mil famílias de agricultores familiares espalhados por todas as regiões de desenvolvimento de Pernambuco, passando pelo Sertão, Agreste e Zona da Mata. Para tornar conhecida essa produção dos pequenos produtores do Estado, desta quinta-feira (19) até o domingo (22), o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) realiza a 1ª Feira Integrada de Produtos da Agricultura Familiar (Fipagri).

O presidente do IPA, Joaquim Neto, foi entrevistado nesta quinta no Programa Passando a Limpo da Rádio Jornal e comentou não só sobre a feira, mas sobre a política do governo de Pernambuco para fortalecer a agricultura familiar. 

"Na feira teremos representantes de todos os municípios do Estado e é uma oportunidade de aproximação com todos eles. Como diz a nossa governadora Raquel Lyra, são esses invisíveis da agricultura familiar que produzem 70% dos alimentos que estão na sua mesa, na minha mesa e na mesa dos ouvintes, mas que não são vistos", observa.  

A feira é uma espécie de vitrine dos produtos da agricultura familiar de Pernambuco e, ao mesmo tempo, alerta sobre a necessidade de certificar esses itens para que ganhem mercado para além das fronteiras municipais. Alguns dos exemplos são polvo, polvo enlatado em conserva, carpaccio de polvo, cafés, café de açaí, licor de leite de cabra e tantos outros. 

SELO

Joaquim Neto adianta que está em andamento uma parceria entre o IPA, a Secretaria de Agricultura e a Associação dos Municípios para permitir que, a partir do próximo ano, alguns desses produtos tenham  certificação sanitária. Atualmente, cerca de 90% não têm.

"Pretendemos lançar em breve o selo da agricultura familiar para agregar valor a esses produtos. Dessa forma, eles poderão estar nas prateleiras de supermercado e padarias e Pernambuco. Isso vai facilitar o acesso de um produtor lá do Sertão a um consumidor do Recife ou do Nordeste", explica.

AGREGAR VALOR

Para além de tornar os produtos conhecidos, a feira também é uma oportunidade para o agricultor olhar o seu negócio como um todo. O espaço traz outras instituições como a Jucepe e a Adepe, onde poderá buscar indicações sobre melhoria de embalagens, comercialização e gestão. 

Outro diferencial será a interação com a gastronomia para melhorar os produtos. O chef César Santos vai levar sua cozinha show para o evento e ensinar a combinar sabores e promover experimentações com os agricultores familiares. 

A 1ª Feira Integrada de Produtos da Agricultura Familiar está sendo realizada na sede do IPA, na Avenida General San Martin, nº 1371, no Bongi, no Recife. O evento conta com aproximadamente 450 produtores de todo o Estado, que apresentarão 500 itens distribuídos em cerca de 200 estandes.

Tags

Autor