IR

Fundação Terra lança campanha para arrecadar doação do IR de empresas para projetos sociais da instituição

A legislação brasileira permite que empresas e pessoas físicas destinem parte do valor que seria pago à Receita Federal a projetos sociais e a Fundação Terra se credencia como uma dessas instituições

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 06/11/2023 às 17:48 | Atualizado em 06/11/2023 às 18:55
Notícia
X

Sob nova gestão, desde agosto deste ano, a Fundação Terra lança sua campanha anual de sensibilização dos empresários para doar parte do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) à instituição. A legislação brasileira permite que empresas e pessoas físicas destinem parte do valor que seria pago à Receita Federal a projetos sociais.

"Até 31 de dezembro, empresários podem destinar até 2% do seu lucro real para a Fundação Terra, sendo 1% para o Fundo do Idoso e 1% ao Fundo do Adolescente. Dentre as vantagens de se fazer essa modalidade de doação, está a chance de decidir como o dinheiro do IR vai ser gasto e de acompanhar a execução dos projetos", destaca a presidente da Fundação Terra, Ana Flávia Bretas. 

Na prática, daquilo que uma empresa teria que pagar de qualquer maneira para o Fisco, 2% podem ser destinados para projetos da escolha de cada companhia. A Fundação Terra têm projetos inscritos junto ao Fundo da Criança e do Adolescente de Arcoverde (PE) e de Maracanaú (CE), além do Fundo de Idoso de Arcoverde.  

A instituição também está prestes a colocar no seu site um Portal da Transparência para acompanhamento das finanças da Fundação. Além disso, as contas da instituição também são auditadas por uma consultoria do Rio de Janeiro. 

TRABALHO SOCIAL

As doações são indispensáveis à manutenção da Fundação Terra, que em 2022 atendeu 205 mil pessoas. A instituição também movimenta a economia local, empregando 300 pessoas. Prestes a completar 40 anos em 2024, tem atuação nas áreas de educação, saúde e desenvolvimento social. Em 2011 foi inaugurado o centro de reabilitação Mens Sana da Fundação Terra atendendo as reabilitações físicas e intelectual.

Em 2014 ele foi credenciado nas quatro modalidades de reabilitação (física, auditiva, visual, intelectual) pelo ministério da saúde se tornando o I Centro de Reabilitação de Pernambuco atendendo as quatro modalidades. Atualmente o centro de reabilitação Mens Sana atende pacientes de 35 municípios realizando mais de 120.000 procedimentos por ano.

Em 2015 foi inaugurada no Estado do Ceará uma unidade da Fundação Terra para assistir à comunidade carente da região de Maracanaú. Dentre os projetos dessa unidade, encontra-se a creche Pleno Viver e o Centro Esportivo Renatus. A instituição também oferece educação complementar, ensino profissionalizante para jovens e adultos, lar de idosos, casas de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, além de outros projetos. 

Em outubro deste ano foi inaugurada a nova cozinha industrial da Fundação Terra, em Arcoverde, custeada por meio de uma parceria com o Rotary Club do município. Tem capacidade para servir 3 mil refeições diárias para as pessoas atendidas nos projetos sociais da instituição e ainda será palco dos cursos de profissionalização em culinária e confeitaria, que só em 2022 formaram 50 pessoas.

“A cozinha dá conta da nossa produção diária, de alimentos e cursos, e ainda permite fazer grandes eventos para a população, como a tradicional ceia de Natal”, explica Ana Flávia Bretas, presidente da Fundação.

 

Tags

Autor