2ª Expo Preta começa nesta sexta (17) no RioMar, com feira, espaço de literatura, painéis de conteúdo e desfile
Mostra será aberta às 13h, no piso L3, reunindo mais de 50 afroempreendedores de segmentos como moda, beleza, artes e jogos digitais. Programação diversificada segue até domingo (19)
Está tudo pronto no RioMar Recife para a abertura da 2ª Expo Preta RioMar. Promovida em parceria com o Instituto JCPM de Compromisso Social, a mostra de afroempreendedorismo e cultura negra tem início às 13h desta sexta (17) no piso L3 do shopping e conta com a participação de mais de 50 pessoas afroempreendedoras. Até o domingo (19), o público poderá conferir uma programação diversificada, que reúne atrações culturais, painéis de conteúdo, desfile de moda e comercialização de produtos e serviços em um só evento.
Para os apreciadores das artes visuais, destacam-se produções em fotografia, pinturas e montagens de diferentes estilos trazidos por Ubira Machado, Fran Silva, UHGO e Argos Ateliê.
A Expo Preta também é repleta de inovações, como as apresentadas pela Moda Mangue e pela Mytella Biojóias, ambas marcas de biojoias de Brasília Teimosa que aliam moda e sustentabilidade.
Empreendedorismo e ancestralidade
Com o mesmo propósito trabalha a Afromaterna, que resgata cuidados ancestrais com a infância através de fraldas ecológicas com estampas africanas coloridas e livres de gênero. "Nossos produtos têm história, força e resistência", destaca a afroempreendedora responsável pela marca, Ana Paula Lins, que também ressalta a importância de participar da mostra.
"A Expo Preta proporciona visibilidade aos nossos produtos ao nos conferir a possibilidade de ocupar o espaço do shopping. Também nos permite criar grandes conexões, tanto com o público consumidor, quanto com outros afroempreendedores, o que nos ajuda no nosso fortalecimento mútuo, para que a gente acredite no nosso potencial durante todo o ano", resume.
Na área de beleza, a Negra Rosa promete chamar a atenção, com itens de maquiagem e cosméticos focados na diversidade de tons de peles negras. O segmento ainda estará representado pela Negros Trançados, de venda de cabelos orgânicos, por Kimiquilki da Lâmina, que oferecerá serviço de barbearia, e pelo Espaço Fran Ferreira e A Famosinha das Tranças, ambos especializados em tranças e cuidados com o cabelo.
A Expo Preta conta também com uma forte representatividade de empreendimentos do setor de moda, com marcas como Maré Clothing, Luvoar, Lady Cya, Lassana Moda Africana, Timoteo e Semlote Street Supply, que refletem diversas influências e estilos, desde a moda streetwear até a moda praia, casual e de inspiração africana.
A mostra ainda abraça o mundo digital, com a participação do Mangrove Game Studio de Recife, representando a cultura nordestina nos jogos eletrônicos.
Para conhecer a literatura preta
O Espaço de Literatura Preta é outro dos pontos altos do evento, com autores como Jaqueline Fraga, Crislaine Venceslau, Jean Lins, Karinne Costa, Viviane Silva e Gláucio Ramos, além do grupo de dança Balé Deveras, que trazem uma rica diversidade de vozes e perspectivas literárias.
Já os painéis de conteúdo contemplam temáticas que vão de letramento racial e educação financeira à saúde integrativa e religiões de matrizes africanas. Destaque para o bate-papo, às 18h do sábado, do jornalista e influenciador Pedro Lins com Tia Má, atriz, comunicadora, escritora, ativista e comediante que faz crítica com humor sobre questões como racismo, xenofobia, gordofobia, relacionamento, sexualidade e autoestima.
Show de Negra Li
O acesso a toda a programação, incluindo as atrações culturais, é gratuito, exceto o show oficial de abertura com Negra Li, no Teatro RioMar, às 19h da sexta, que tem ingressos acessíveis a R$ 20 (meia-entrada) e R$ 40 (inteira).
A 2ª Expo Preta RioMar estará aberta ao público até às 22h nesta sexta. No sábado (18), as atividades ocorrerão das 9h às 22h e, no domingo, das 12h às 21h. Programação cultural e painéis de conteúdo começam às 13h e seguem até as 21h em todos os dias.
Confira a programação:
DIA 17/11 (Sexta-feira)
13h, 14h e 15h - Oficinas de Afrobetização - Jogos de leitura e contação de histórias, com Gláucio Ramos
16h - Apresentação de Jason MC
16h30 - Apresentação de Alaka MC
17h - Apresentação de Bione
17h30 - Painel "Protagonismo feminino na arte", com Tássia Seaba e Nathê Ferreira. Mediação de Rafaella Gomes.
19h - Abertura oficial da Expo Preta RioMar, com show de Negra Li e apresentação de Pedro Lins
19h às 21h - DJ Rainha do Recife
DIA 18/11 (Sábado)
13h - Apresentação da Twerk Recife
14h - Painel "Histórias que inspiram", com Edna Dantas e Jarda Araújo. Mediação de Julio Pascoal.
15h - Apresentação do “Maracatu Encanto do Pina”
15h30 - Painel "Letramento Racial", com Manoela Alves e Diogo Ramos. Mediação de Dayse Rodrigues
16h30 - Apresentação do Afrobaile B2B Baile Charme, com DJ Boneka e Phino
17h10 - Desfile de moda africana com o estilista Lassana Mangassouba
18h - Painel com Tia Má e mediação de Pedro Lins
19h - Painel: "Educação Financeira", com Viviane Silva
20h às 21h - Apresentação do DJ Makeda
DIA 19/11 (Domingo)
12h - Painel “Saúde Mental e Saúde Integrativa”, com Maria Beatriz e Andreza dos Anjos
12h30 às 14h - Apresentação da DJ VIBRA
13h30 - Desfile Moda Mangue
14h - Apresentação "Toda Música tem história pra contar", com Kemla Baptista
15h - Painel "Comunicação antirracista", com Sharon Baptista e Lenne Ferreira. Mediação de Thiago Augustto.
16h - Painel ''Religiões de matrizes africanas", com Neto de Osa e Janielly Azevedo. Mediação de Jamesson Vieira.
17h - Apresentação das Sereias Teimosas
17h30 - Pocket do Espetáculo “Território de Passos e Sonhos” do Balé Deveras
18h - Pocket Show de Gabi do Carmo
20h - Apresentação de Afromaica