Bolsa Família

CALENDÁRIO BOLSA FAMÍLIA DEZEMBRO 2023: Veja as datas de pagamentos de dezembro

O governo federal deu início, na última segunda-feira (11), ao cronograma de pagamento do Bolsa Família para dezembro.

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 13/12/2023 às 15:16 | Atualizado em 14/12/2023 às 9:08
Notícia
X

O governo federal deu início, na última segunda-feira (11), ao cronograma de pagamento do Bolsa Família para dezembro.

Os pagamentos começam para os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) terminando em 1 e serão efetuados de maneira progressiva até 22 de dezembro. Consulte abaixo o calendário de pagamento:

Calendário Bolsa Família dezembro

  • 11 de dezembro – NIS terminando em 1
  • 12 de dezembro – NIS terminando em 2
  • 13 de dezembro – NIS terminando em 3
  • 14 de dezembro – NIS terminando em 4
  • 15 de dezembro – NIS terminando em 5
  • 18 de dezembro – NIS terminando em 6
  • 19 de dezembro – NIS terminando em 7
  • 20 de dezembro – NIS terminando em 8
  • 21 de dezembro – NIS terminando em 9
  • 22 de dezembro – NIS terminando em 0

As famílias elegíveis foram transferidas automaticamente do Auxílio Brasil para o Bolsa Família, sem a necessidade de realizar novo cadastro.

Além disso, os cartões e senhas utilizados para saque no Auxílio Brasil permanecem válidos para o recebimento do Bolsa Família.

Famílias que recebem o benefício pelo aplicativo Caixa Tem, na conta Poupança Social Digital, recebem o Bolsa Família da mesma forma e podem movimentar os recursos pelo aplicativo.

Consulta do programa

Os canais para movimentação e consulta de informações permanecem os mesmos, segundo a Caixa: aplicativo Caixa Tem, terminais de autoatendimento, agências físicas da Caixa, unidades lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Quanto às regras, para ter direito ao Bolsa Família, é necessário que a família tenha renda per capita classificada como pobreza ou extrema pobreza, conforme a nova legislação, com renda de até R$ 282 por pessoa.

Além disso, é necessário manter dados atualizados no Cadastro Único, que é a base governamental de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Fonte: Valor investe.

Quem pode receber?

O governo impõe condicionantes aos beneficiários, como manter a frequência escolar mínima de 60% para crianças de 4 a 5 anos, 75% para jovens de 6 a 18 anos e para aqueles que não concluíram a educação básica.

Outras obrigações incluem o acompanhamento pré-natal para gestantes e manter as carteiras de vacinação atualizadas.

Atualmente, mais de 5,4 milhões de famílias recebem bimestralmente 100% do valor médio nacional do botijão de gás de cozinha de 13 quilos, sendo R$ 104,00 em dezembro.

Os pagamentos seguem o calendário de pagamento do Bolsa Família, e as informações podem ser consultadas nos aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem ou pelo telefone 111.

Confira também:

Tags

Autor