VAREJO

Setor de atacarejo avança em Pernambuco com novas lojas, geração de empregos e disputa acirrada entre as redes

Pernambuco é um dos mercados procurados pelos grupos de atacarejo para consolidar expansão das redes no Nordeste

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Adriana Guarda

Publicado em 15/12/2023 às 18:16 | Atualizado em 15/12/2023 às 18:54
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Na disputa pelo cliente vale tudo, até contratar o famoso cantor João Gomes para fazer um inusitado pocket show dentro de uma loja de atacarejo. Foi assim a estréia do grupo maranhense Mix Matheus em Pernambuco, com a abertura de três unidades (Casa Caiada, Peixinhos e Areas), em outubro. Mal chegou no Estado, a rede já abriu mais três lojas na quinta-feira (14), dessa vez em Santo Amaro, no Bongi e no Janga. 

A expansão do Mix Matheus é o retrato do que acontece atualmente no atacarejo. De acordo com a Associação Brasileira de Atacarejos (ABAAS), o avanço no setor é de 200 novas lojas por ano. O modelo de varejo foi atraindo consumidores e ganhou ainda mais força durante a pandemia. Hoje, de cada 100 lares brasileiros, 73 usam o atacarejo. Nas vendas, o modelo tem participação de 50% no País e essa fatia é ainda maior em regiões como Nordeste e Centro-Oeste, chegando a 60%.  

No Nordeste, Pernambuco é um dos Estados que vem atraindo empreendimentos do setor. A semana entre os dias 7 e 14 foi emblemática, com a inauguração de sete lojas das redes Mix Matheus, Assaí e Novo Atacarejo. Os novos negócios também contribuem para puxar para cima a geração de empregos em Pernambuco. 

SOTAQUE MARANHENSE

Este ano, Pernambuco esteve na mira da expansão do Grupo Mateus no Nordeste. Das 28 lojas inauguradas ao longo do ano, seis foram no Estado. No total são 250 unidades em funcionamento em todo o Norte e Nordeste do País. A Companhia, que é a terceira maior do segmento varejista brasileiro, continua a manter um ritmo acelerado de expansão e, atualmente, está presente em nove Estados brasileiros e em oito das nove capitais do Nordeste.

A expansão da rede fez o grupo registrar um crescimento de 17,1% na receita líquida do terceiro trimestre e aumento de 18,7% no lucro. O CEO do Grupo Mateus, Jesuíno Martins, destaca o caráter positivo dos resultados.

“Os números apresentados aos nossos investidores demonstram a eficácia da nossa estratégia de expansão. Abrimos novas lojas, fortalecemos nossa presença em diferentes estados e consolidamos nossa atuação no Nordeste, bem como nossa posição como a terceira maior rede varejista do país.O Grupo Mateus encerra o ano de 2023 consolidando-se como uma força expressiva no varejo, demonstrando sua solidez e compromisso com a geração de empregos e o desenvolvimento econômico nas regiões em que atua”, avalia Jesuíno.

VETERANOS NA DISPUTA

Em Pernambuco há mais de uma década, a rede Assaí também expande sua presença no Estado. Na quinta (14) e sexta-feira (15), o grupo inaugurou uma unidade na Madalena e outra em Olinda. Com os novos empreendimentos, a companhia chega a 14 unidades em Pernambuco, instaladas também nos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Petrolina e Serra Talhada.

Com a inauguração da unidade no Recife, a loja também será a sede do escritório regional do Assaí no Nordeste, responsável pela operação de 81 unidades da rede. “Pernambuco é um dos estados mais importantes do Brasil e da região Nordeste, indiscutivelmente. O Assaí está aqui há mais de uma década, então a inauguração dessa loja representa uma crença no Estado e no seu potencial”, comemorou o presidente do Assaí Atacadista, Belmiro Gomes.

DO LITORAL AO SERTÃO 

Com quatro anos de atuação no mercado pernambucano, a rede varejista Novo Atacarejo  também continua seu plano de expansão no Estado, com a inauguração de duas lojas ao longo da semana. Dessa vez, o Sertão foi a região escolhida para abrigar os novos empreendimentos. A primeira unidade abriu as portas nesta quarta-feira (13), em Ouricuri (Sertão do Araripe). A segunda inaugurou na sexta-feira (15), em Araripina.

No dia 7 de dezembro, o grupo inaugurou outra loja no bairro da Várzea, no Recife. Juntas, elas serão responsáveis por gerar quase 1.000 empregos diretos e quase três mil indiretos, ajudando a fortalecer o comércio local e a promover parceria com fornecedores regionais para abastecimento.

O Novo Atacarejo fecha 2023 com nove lojas inauguradas só este ano, sendo sete em Pernambuco e duas na Paraíba. A rede passará a contar com total de 27 estabelecimentos em operação, com presença em 22 cidades e gerando uma média de oito mil empregos diretos. 

 

 

 
 

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