Mais da metade dos bares e restaurantes espera maior faturamento
Além disso, a ampla maioria dos estabelecimentos pernambucanos (82%) irá pagar o 13º salário sem atraso
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco, Abrasel em PE, divulgou uma nova pesquisa sobre a situação econômica no setor de alimentação fora do lar no Estado. O estudo, realizado entre os dias 24 de novembro e 1° de dezembro, mostra que 55% dos bares e restaurantes pernambucanos, ou seja, mais da metade dos estabelecimentos, esperam um aumento no faturamento de dezembro, na comparação com o apurado de outubro.
TRABALHO NO PREJUÍZO
A pesquisa também mostra que houve um ligeiro aumento no número de empresas que trabalharam com prejuízo no mês de outubro. Dos estabelecimentos ouvidos, 24% indicaram prejuízo. Em setembro, esse número era 19%. Outros 44% tiveram lucro e 31% ficaram em equilíbrio.
Ainda assim, para 48% dos bares e restaurantes o faturamento de outubro de 2023 foi maior que o faturamento do mesmo mês no ano passado. Dentro da comparação, outros 33% indicam um faturamento menor e 18% consideram igual (1% das empresas não existia nos períodos analisados).
Já para 43% das empresas o faturamento de outubro de 2023 foi maior que o faturamento de setembro deste ano. 35% consideraram menor e para 21% foi igual (1% não exista em outubro de 2023).
PAGAMENTO EM DIA
Quando o assunto é o 13º salário, 14% indicaram que terão alguma dificuldade para efetuar o pagamento sem atraso. Mas a ampla maioria, 82%, irá pagar no período correto, ou em duas parcelas (75%) ou em parcela única (7%). 4% não souberam responder.
Sobre dividas, 36% das empresas dizem ter dívidas em atraso. Dentre esses, 73% acumulam débitos relacionados a impostos federais, 67% impostos estaduais, 43% serviços públicos, 40% taxas municipais e 37% devem encargos trabalhistas.
FATURAMENTO MAIOR
“Com 48% das empresas registrando aumento no faturamento em outubro e mais da metade esperando um aumento em dezembro, a pesquisa reflete a resiliência do setor de alimentação fora do lar em Pernambuco. Apesar dos desafios, a maioria das empresas planeja pagar o 13º salário sem atrasos, demonstrando otimismo e compromisso com seus colaboradores. Que esses números inspirem confiança e esperança para um final de ano promissor e um 2024 de sucesso e superação”, diz Tony Sousa, presidente da Abrasel em Pernambuco.