CARRO: 6 sinais de que está na hora de procurar um mecânico
Veja 6 sinais de que é hora de procurar ajuda de um mecânico
Muitas vezes, você nota que o seu carro está fazendo um barulho estranho ou percebeu algum tipo de vazamento. Talvez isso seja indícios que seu carro está precisando de uma manutenção ou reparo.
Nessa matéria iremos explorar 6 sinais de que está na hora de procurar um mecânico para identificar possíveis problemas em seu veículo. Confira.
SINAIS DE QUE ESTÁ NA HORA DE PROCURAR UM MECÂNICO
Vazamentos
Se você perceber poças de óleo, fluídos no chão da garagem ou se o motor estiver com resquícios de lubrificante, são indicativos de que você precisa levar seu carro à uma oficina para uma avaliação detalhada.
Nível dos fluídos baixando rapidamente
Mesmo sem sinais óbvios de vazamentos, se o nível de qualquer fluido essencial (arrefecimento, óleo, fluido de freio etc.) diminuir rapidamente, é imperativo procurar um mecânico para diagnóstico e reparo;
Luzes no painel
As luzes indicativas nos painéis não devem ser ignoradas. Cada símbolo iluminado representa um sistema específico e sua compreensão pode evitar danos futuros.
Perda de potência
Caso ocorra uma queda no desempenho do veículo, como perda de potência, isso pode significar problemas nos componentes do motor que requerem a atenção de um mecânico;
Mau funcionamento
Falhas no conjunto de freios, como aumento da distância de frenagem ou pedal "borrachudo", são sinais de mau funcionamento que precisam de revisão e possível manutenção;
Barulhos incomuns
Ruídos anormais no motor, coxins, amortecedores, suspensão ou freios são indicativos claros de que uma avaliação profissional é necessária.
PRECAUÇÕES
Para prevenir esses inconvenientes é imprescindível efetuar a manutenção regular, aderir ao plano específico da montadora para o automóvel e optar por produtos que atendam às recomendações do fabricante para cada componente.
De acordo com Danilo Silva, engenheiro de Aplicações da Motul, ''os motoristas devem sempre contar com o auxílio de um mecânico de confiança para a realização das manutenções periódicas e em casos de adversidades como as citadas acima”.
“A falta de manutenção pode prejudicar o desempenho do veículo, além de limitar a potência, aumentar o consumo de combustível e intensificar emissões e ruídos. Nessa situação, a negligência pode comprometer a segurança e resultar em situações inesperadas e até acidentes”, conclui Danilo.
Fonte: Danilo Silva, engenheiro de Aplicações da Motul
VEJA TAMBÉM: 5 DICAS PARA ECONOMIZAR GASOLINA