HORÁRIO DE VERÃO VAI VOLTAR EM 2024? Veja decisão do governo LULA
Horário de verão em 2024? Entenda se a medida será adotada novamente no Brasil
Em vigor no Brasil até 2018, o horário de verão ainda gera dúvidas à população, que questionam sobre o seu retorno para 2024.
O costume de adiantar o relógio remonta à Antiguidade: civilizações antigas, como Roma, alteravam a duração dos dias, a depender da estação.
No país verde-amarelo, a medida foi instaurada em 1930, pelo ex-presidente Getúlio Vargas, e foi extinta em 2019, no governo de Jair Bolsonaro (PL).
Com a troca do executivo, surgiram questionamentos sobre um suposto retorno do horário de verão. No entanto, não há previsão para que a medida seja instituída novamente em 2024.
Entenda mais a seguir.
COMO FUNCIONA O HORÁRIO DE VERÃO?
De maneira objetiva, o horário de verão é adotado da seguinte maneira: o relógio é adiantado em uma hora a partir da meia-noite.
Ou seja, os que acordam às 04h00 da manhã, na verdade, levantam da cama às 03h00.
A medida visava ao melhor aproveitamento da luz natural e à redução do consumo de energia elétrica.
Neste ano, o verão iniciou-se nesta sexta-feira, dia 22 de dezembro, e segue até 20 de março de 2024.
VAI TER HORÁRIO DE VERÃO EM 2024?
A área técnica do Ministério de Minas e Energia já informou que não há necessidade de adiantar os relógios em 2024.
A razão se dá, principalmente, devido ao bom suprimento de energia do país, além do uso maior uso de usinas eólicas e solares.
O horário de verão só acontecerá se houver sinais e evidências de uma necessidade de segurança de suprimento do setor elétrico brasileiro. Por enquanto, não há sinal nenhum nesse sentido. Estamos com os reservatórios no melhor momento dos últimos 10 anos", afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira
A título de comparação, os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste, um dos mais importantes do país, apresentou um indíce de suprimento de 24,5% em 2018. Em 2023, o percentual aumentou para 73,1%.
GOVERNO LULA CONSULTOU POPULAÇÃO
Em novembro de 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disponibilizou uma enquete em uma rede social para questionar a população sobre a volta do horário de verão.
A maioria dos votos (66,2%) foi favorável ao retorno da medida. No entanto, apesar da preferência dos internautas, a ideia do horário de verão 2024 permanece descartada até o presente momento.