Especialista dá dicas de como aproveitar o 13º salario da melhor forma; confira
Consultor empresarial lista como prioridade a quitação de dívidas e a antecipação de despesas extras, como impostos e material escolar
O 13º salário pode ser utilizado para planejar as finanças e proporcionar um início de ano mais tranquilo e estável. Algumas pessoas ficam com dúvidas sobre como aproveitar melhor o 13º.
O especialista em consultoria empresarial, professor de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brasília, Max Bianchi, afirma que o mais prudente é pagar dívidas, evitar investimentos de risco e tentar iniciar o ano com a saúde financeira em dia.
Nessa matéria, iremos explorar alguma dicas de como aproveitar o 13° salário da melhor forma. Confira.
DICAS PARA APROVEITAR O 13º SALÁRIO
Nada de ir às compras
A prioridade ao receber o 13º salário é quitar as dívidas, principalmente as de curto prazo. As aplicações financeiras e investimentos, por melhor que sejam, costumam a remunerar menos que juros e multas de empréstimos de curto e médio prazo.
No caso de prestações e boletos, faturas e cartões de crédito - sobretudo os atrasados -, podem ser pagos com o recebimento do 13º terceiro, evitando, assim, maior endividamento.
Guarde parte do 13º para quitar ''dívidas de início de ano''
No início do ano, chega-se o momento de pagar impostos, como IPTU e IPVA. Se você tiver filhos em idade escolar, é hora de pagar a matrícula do colégio ou da faculdade, adquirir materiais escolares, uniformes, entre outros.
O especialista informa que adiantar alguns pagamentos em janeiro, pode garantir descontos juntos às escolas, prefeituras, órgãos públicos e privados.
Investimento e reserva
Se o consumidor não estiver endividado, a dica é investir o dinheiro que sobrou. Para aqueles que desejam começar a investir, e possuem um perfil mias conservador, a dica são os fundos de renda fixa, em que os ganhos não são muito significativos, porém é mias difícil ''perder dinheiro''.
Normalmente, os investimentos em fundos de renda fixa costumam a gerar rendimentos superiores aos da poupança.
O especialista também alerta sobre a importância de ter uma reserva de emergência, ou guardar dinheiro para uma viagem ou aquisição de bens de valor mais alto, como a troca do carro.
Fonte
Especialista em consultoria empresarial, o professor de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brasília (CEUB) Max Bianchi.
VEJA TAMBÉM: IPVA 2023: o que é o IMPOSTO e o que se sabe sobre o PAGAMENTO