CAPACITAÇÃO

Suape estimula empreendedorismo para marcar dois anos da Estação Compartilhar Massangana

O espaço multifuncional vai formar novas turmas em áreas diversas como gastronomia, informática, administração e crochê

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 26/01/2024 às 13:00 | Atualizado em 26/01/2024 às 13:01
Notícia
X

O Complexo Industrial Portuário de Suape lançou, na quinta-feira (25), o projeto Empreender é Massa! e um pacote de capacitação profissional em várias áreas para marcar o segundo aniversário do espaço Estação Compartilhar Massangana, localizado na comunidade homônima, no Cabo de Santo Agostinho. Os dois contratos, celebrados após processo de licitação, somam R$ 412.990,00 e englobam cursos profissionalizantes diversos, a exemplo de informática, assistente de administração, além de crochê e gastronomia. As inscrições vão ser anunciadas nos próximos dias e as atividades começam após o Carnaval, beneficiando cerca de 150 pessoas.

CONTRATOS ASSINADOS

A assinatura dos contratos ocorreu no coreto da praça localizada em frente à Estação Compartilhar e contou com a participação de dezenas de moradores da comunidade e de representantes das localidades de Vila Cepovo, Serraria e do Habitacional Nova Vila Claudete, no mesmo município. Colaboradores de Suape e representantes da Prefeitura do Cabo prestigiaram o evento.

O diretor-presidente da empresa, Marcio Guiot, comandou a solenidade, seguida de uma visita guiada às novas instalações do espaço, recentemente reformado para melhorar o atendimento às 600 famílias residentes em Massangana e nas vizinhanças.

“A Estação Compartilhar é um grande ativo social de Suape. Em 2023, o espaço atendeu 4.300 pessoas, que foram beneficiadas com mais de 70 atividades, entre palestras, oficinas, cursos, rodas de conversa. É um projeto exitoso que planejamos expandir para outras comunidades com a ajuda das empresas do complexo. Cerca de 17 mil pessoas vivem no território e nosso compromisso é contribuir, cada vez mais, com a melhoria da qualidade de vida das famílias, por meio de atividades educacionais e profissionalizantes”, pontua o gestor.

Todo o material didático, incluindo notebooks, será disponibilizado pela estatal portuária. “Para melhor engajamento dos futuros beneficiados, a grade curricular dos cursos oferecidos foi preparada após pesquisa realizada com os moradores. É um passo muito importante para reforçar a integração com os moradores do território, que também participam de outros programas socioambientais desenvolvidos por Suape”, comenta o diretor de Sustentabilidade, Carlos Cavalcanti.

EXPECTATIVA DOS CURSOS

"As nossas expectativas são as melhores possíveis. Os cursos estão sendo esperados pela nossa rede de mulheres do Engenho Massangana. São 50 pessoas com desejo de aprender cada vez mais. Estamos muito ansiosas para começar. Essa ação vai nos ajudar em vários aspectos, como promover mais qualificação profissional, gerar autoconfiança e melhorar a participação da comunidade nos projetos da Estação Compartilhar", afirma Renata Maria da Silva, empreendedora local e presidente da Rede de Mulheres de Massangana.

A ESTAÇÃO

A Estação Compartilhar ocupa um imóvel de 94 metros quadrados e dispõe de biblioteca com cerca de 700 livros, computadores com acesso gratuito à internet, sala multimídia, espaço infantil, cozinha-escola e área externa para atividades recreativas. O espaço funciona das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, com atividades de incentivo à leitura e realização de cursos para capacitação dos moradores da região.

Tags

Autor