Carnaval traz expectativa de mais vendas no comércio e em bares e restaurantes
No comércio varejista, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) espera movimento entre 5% e 10% maior que no Carnaval de 2023
Com a proximidade do Carnaval, comerciantes, bares e restaurantes e outros serviços se animam com a expectativa de melhorar as vendas neste início de ano. Mesmo com a festa 'colada' ao mês de janeiro (Carnaval acontece na segunda semana de fevereiro este ano), empreendedores e empresários não vêm grande impacto das dívidas do começo de ano e projetam aumento no faturamento.
No comércio varejista, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) espera movimento entre 5% e 10% maior que no Carnaval de 2023. Entre os setores em destaque estão o de confecções, calçados, cosméticos, decoração, fantasias e acessórios.
MUITO GLITTER E LUCRO
A procura tem sido grande por itens carnavalescos mesmo antes da virada do ano. Na 'Vamo Brilhar', que produz acessórios e adereços carnavalescos, as vendas, que já vinham crescendo, se intensificaram na segunda quinzena de janeiro.
“Tivemos prévias e festivais no segundo semestre, então, desde outubro, já estávamos em ritmo de Carnaval. Mas, após as festas de fim de ano, as vendas só voltaram a crescer nos últimos dias do mês de janeiro. Mesmo assim, superaram em cerca de 25% janeiro do ano passado”, afirma Amanda Miranda, à frente da marca, que tem vendas on-line e em quatro pontos físicos, no Recife.
Com a proximidade do Carnaval e o mês de janeiro, a expectativa da empreendedora é de que, este ano, as compras sejam de última hora.
“Desde a metade de janeiro, estamos notando que o volume de vendas aumenta nas sextas-feiras e nos finais de semana, antes dos principais blocos. Ao contrário do ano passado, que tivemos o primeiro Carnaval após três anos e uma grande procura com antecedência, assim que lançamos a coleção. Agora, as vendas estão concentradas, chegando a triplicar no fim de semana em relação aos outros dias”, relata.
Embora o carnaval seja no início de fevereiro, ela espera superar os resultados de 2023 em 30%.
SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO
Segundo o presidente da CDL-Recife, Fred Leal, a expectativa é que a sazonalidade, junto com o período de férias, incremente os negócios do setor. Conforme o representante do varejo recifense, "o Carnaval também incentiva negócios de outros segmentos como o de turismo, serviços de bares e de restaurantes, de mobilidade, artistas e de entretenimento".
A expectativa dos bares e restaurantes para o Carnaval é positiva, e os dias de folia devem contribuir para o lucro no setor. Segundo pesquisa nacional da Abrasel, realizada com 1.878 empreendedores, 81% devem abrir durante os dias da festa. Dentre eles, 75% esperam faturar mais que em 2023 (enquanto 20% esperam faturar o mesmo e apenas 5% esperam faturar menos).
O levantamento indicou que a média de aumento no faturamento esperado é de 15% em relação ao ano passado e 17% em comparação a um fim de semana normal.
A pesquisa ainda trouxe informações sobre o grau de importância que o Carnaval terá para os estabelecimentos: 33% dos estabelecimentos que vão abrir no Carnaval dizem que a data é extremamente importante/muito importante no faturamento.
Para 24% é mais ou menos importante, para 25% é pouco importante e 18% dizem que o impacto da data não é importante.
BARES E RESTAURANTES
Segundo o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, a expectativa positiva para o setor em função da data é reflexo do atual cenário econômico favorável no Brasil. Porém, existem outros desafios que o setor enfrenta, como a alta taxa de empresas endividadas.
“O cenário de queda da inflação e dos juros, aliado ao aumento no número de empregos, cria um ambiente propício para um Carnaval mais lucrativo para bares e restaurantes. A união desses fatores impulsiona o poder de compra dos consumidores e contribui para nos fazer acreditar em um Carnaval com crescimento de até 15% no faturamento do setor. O atual cenário econômico também teve influência na queda da porcentagem de estabelecimentos operando em prejuízo, o menor índice desde outubro de 2022. O que ainda representa um desafio para o setor são as dívidas, que seguem afetando o dia a dia de boa parte das empresas. Apesar da melhoria no faturamento, ainda há dificuldade dos empreendedores em conseguir quitar as contas atrasadas, adquiridas durante o período mais crítico da pandemia”, afirma.