Polo Automotivo

Exportações de veículos da Stellantis pelo Porto de Suape cresceram 23% em 2023

Resultados da montadora instalada no Polo Automotivo de Goiana foram apresentados pelo presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano, a governadora Raquel Lyra

Imagem do autor
Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 21/02/2024 às 19:10
Notícia
X

Depois de garantir a manutenção dos incentivos fiscais para a montadora em Goiana no âmbito da reforma tributária, a diretoria da Stellantis fez questão de reafirmar o compromisso com a montadora em Pernambuco. Na terça-feira (20), o presidente da companhia para a América do Sul, Emanuele Cappellano, visitou a governadora Raquel Lyra no Palácio do Campo das Princesas. 

A conversa girou em torno dos planos e dos resultados da montadora no Estado. O crescimento das vendas externas foi um dos pontos destacados pelo executivo. Em 2023, a empresa registrou novo recorde de exportação de veículos. De janeiro a dezembro, a Stellantis foi responsável pela movimentação de mais de R$ 2,5 bilhões no Porto de Suape, graças à produção de Goiana.

Na comparação com o ano anterior, isso significa um crescimento de 23% nos embarques. Os modelos exportados – Fiat Toro, Ram Rampage, Jeep Commander, Compass e Renegade - atendem os mercados da América do Sul e Caribe.

“Os resultados alcançados demonstram a competitividade de nossos produtos e serviços, e atesta a qualidade do processo produtivo do Polo de Goiana. É uma conquista a ser comemorada pelo time da Stellantis de Pernambuco e de todo o país”, destacou Cappellano.

INVESTIMENTOS VÃO CONTINUAR

Durante o encontro, o presidente da Stellantis para a América do Sul também afirmou que o polo receberá novos investimentos dentro do ciclo que será anunciado em breve. “O plano que anunciaremos levará a Stellantis a um novo patamar. Avançaremos como protagonistas da mobilidade segura, sustentável e acessível, gerando desenvolvimento e riqueza para a região e todo o país”, enumerou, sem anunciar valores. 

Após a prorrogação dos benefícios da Reforma Tributária para o setor automotivo, que contou com articulação da governadora, a governadora comentou na época que estavam assegurados investimentos de US$ 1,5 bilhão da Stellantis, em Goiana, na Zona da Mata, pelos próximos 10 anos. 

De acordo com a Stellantis, o novo ciclo de investimentos contemplará novos produtos e serviços, além da expansão da cadeia de fornecedores para o desenvolvimento e localização de novas tecnologias para acelerar a descarbonização da mobilidade.

EXPORTAÇÃO DE CONHECIMENTO 

A Stellantis gera mais de 60 mil empregos diretos e indiretos na região. Além de exportar veículos também se destaca por produzir conhecimento e tecnologia. 

“Exportamos para o mundo nossos produtos e muito conhecimento, incluindo os softwares desenvolvidos em Pernambuco, graças à capacidade técnica dos nossos engenheiros brasileiros e pernambucanos. Isso nos enche de orgulho e traz a certeza de que estamos no caminho certo”, declarou Cappellano.

 

Tags

Autor