PREÇOS

Ovo de Páscoa está mais caro este ano, mas indústria e comércio apostam em aumento entre 5% e 10% nas vendas

Com a tonelada da amêndoa do cacau nas alturas, com aumento entre 30% e 40%, o preço do ovo de chocolate foi impactado e subiu. No mercado já se comenta que esta Páscoa será uma das mais 'salgadas' das últimas décadas. Produtos que eram vendidos no ano passado por R$ 50 estão custando cerca de R$ R$ 70

Imagem do autor
Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 22/02/2024 às 20:14 | Atualizado em 23/02/2024 às 18:33
Notícia
X

Os produtos de Páscoa já estão disponíveis no comércio, mas os consumidores terão que preparar o bolso para lidar com os preços. Assim como aconteceu em 2023, os itens para o período da quaresma também estão caros este ano.

Com a tonelada da amêndoa do cacau nas alturas, com aumento entre 30% e 40%, o preço do ovo de chocolate foi impactado e subiu. No mercado já se comenta que esta Páscoa será uma das mais 'salgadas' das últimas décadas. Produtos que eram vendidos no ano passado por R$ 50 estão custando cerca de R$ R$ 70.  

Apesar da perspectiva de preços altos, a expectativa da indústria e do varejo é de aumento nas vendas de ovos de Páscoa para este ano, na comparação com 2023. A Associação Pernambucana de Supermercados (Apes) aposta em um crescimento entre 5% e 10% nas vendas.   

Em 2024, a Páscoa será celebrada no dia 31 de março. O período da quaresma já é considerado o terceiro melhor momento de vendas para o varejo, depois do Natal e do Dia das Mães.

Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que o faturamento dos ovos de chocolate chegou a R$ 2,5 bilhões no varejo brasileiro em 2023. A época também estimula a geração de vagas temporárias de trabalho no País. 

INDÚSTRIA COM TUDO PRONTO

Se o varejo começou a colocar os produtos nas gôndolas dos supermercados e demais pontos de venda, a indústria começa o trabalho muito antes para deixar tudo pronto nesta época.

A Lacta, por exemplo, marca centenária e pioneira na produção de ovos de chocolate no País, espera crescer entre 5% e 10% no volume de vendas durante o período. A empresa aposta no crescimento das vendas não só de ovos de Páscoa, mas também da chamada linha regular, composta por tabletes, caixas de variedades e outros formatos comercializados durante todo o ano.

A produção da linha de ovos de chocolate Lacta foi concluída na penúltima semana de janeiro, na fábrica da Mondelez Brasil em Curitiba, no Paraná. Desde então, o trabalho pesado está com as equipes de logística, vendas e marketing, que têm a missão de entregar e contagiar os consumidores com a magia da Páscoa. Em algumas regiões do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, já é possível encontrar produtos nos pontos de venda.

“As primeiras parreiras de ovos estão aparecendo em algumas lojas, o que começa a mexer com os sentimentos do consumidor sobre a data, que é carregada de sentimento, memória afetiva e carinho. A meta é garantir que, antes do Carnaval, todo o mercado brasileiro esteja abastecido com nossos produtos”, explica a diretora de Marketing para Chocolates da Mondelez Brasil, Fabíola Menezes.

“Vamos reforçar também o portfólio de linha regular, para que a Páscoa seja recheada de chocolate pensando em diferentes formatos, orçamentos e momentos de consumo”, completa.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

O planejamento para a Páscoa tem duração média de 18 meses, com a produção iniciando sempre em outubro do ano anterior. “Ou seja, quando estamos produzindo a Páscoa de 2024, já estamos planejando a Páscoa de 2025”, explica Fabíola. Para produzir os ovos de chocolate mais amados do mercado, a companhia contratou 500 colaboradores temporários, todos alocados em Curitiba.

“A Páscoa é nossa principal porta de entrada para novos talentos na área de produção. Dos colaboradores sazonais dessa época, cerca de 25% são efetivados. Aqueles que têm bom desempenho, mas não são contratados em definitivo agora, têm seus currículos mantidos em nosso banco de talentos e são chamados à medida que novas vagas são abertas”, explica o diretor da fábrica da Mondelez Brasil em Curitiba, Igor Gonsalves.

Além da contratação de profisisonais para a indústria, também existe uma demanda de promotores para as lojas. São eles que disputam o consumidor no ponto de venda e conquistam o cliente. Na Lacta, mais de 1300 promotores vão atuar na divulgação em loja, contribuindo para o sucesso da marca durante a temporada de Páscoa.

A Americanas está contratando mais de 6.000 profissionais temporários para reforçar sua operação de Páscoa no País. Desse total, 373 vagas são para atuação em lojas de Pernambuco, distribuídas em 51 cidades da Região Metropolitana do Recife e do Interior. 

Tags

Autor