FAZENDA

Haddad diz estar confiante no reequilíbrio das contas públicas

O ministro da Fazenda afirmou ainda que o País tem condições para crescer novamente este ano mais para 3,0% ou 2,5%

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 02/04/2024 às 19:22
Notícia
X

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (2) estar confiante de que o Brasil deve alcançar o reequilíbrio das contas públicas no curto prazo. "Estamos confiante de que o reequilíbrio das contas públicas acontecerá no curto prazo", disse o ministro, ao participar do 10º Brazil Investment Forum, do Bradesco BBI.

Ele disse ainda que, na semana que vem, sairá a medida do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para o mercado secundário de títulos imobiliários.

"O crédito imobiliário é muito baixo no Brasil e o crédito imobiliário foi o que impulsionou os países de renda média", afirmou Haddad.

Cenário desafiador

Ele voltou a afirmar que vê o cenário desafiador do lado fiscal por tudo o que aconteceu no ano de 2022. Também repetiu que quer caminhar com passos firmes no sentido das sustentabilidade fiscal, social e ambiental.

"Queremos passos firmes na direção da sustentabilidade fiscal, social e ambiental", disse Haddad.

Atividade no Brasil

O ministro da Fazenda afirmou ainda que o País tem condições para crescer novamente este ano mais para 3,0% ou 2,5% do que para 2,0% ou 1,5%.

Ele destacou que o Brasil tem vantagens competitivas, geopolíticas e ambientais, e ponderou que às vezes isso é visto de forma mais clara para quem está fora do País do que por quem está dentro.

Economia chinesa

O ministro da Fazenda afirmou também que há dúvidas sobre o crescimento da economia chinesa em um futuro próximo, mas que os sinais mais preocupantes estão afastados.

"Nós estamos com um saldo comercial extraordinário, que vai se manter", disse Haddad, acrescentando que as projeções para envios de óleo, produtos agropecuários e minério continuam altas

Tags

Autor