7° Congresso de Municípios

Congresso da Amupe discute eleições municipais, gestão, crise financeira e risco de aumento de impostos

Congresso Pernambucano de Municípios reúne prefeituras de todas as regiões do Estado, durante três dias de discussões no Teatro Guararapes, do Centro de Convenções

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 15/04/2024 às 15:54
Notícia

Os municípios brasileiros vivem um ano marcado por eleições, crise financeira e risco de aumento na alíquota de INSS, com impacto nas finanças públicas. É diante deste cenário, que acontecem as discussões do 7º Congresso Pernambucano de Municípios, que começou nesta segunda (15), no Teatro Guararapes do Centro de Convenções, e segue até a quarta-feira (17). Realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), a abertura contou com  apresença do presidente da entidade, Marcelo Gouveia e da governadora Raquel Lyra, além de prefeitos de todo o Esatdo, ministros, senadores e deputados federais e estaduais.

O tema do Congresso ‘Rumo à Excelência na Gestão Pública’ é um dos principais desafios dos gestores municipais. “Para atingir a excelência na gestão pública, é essencial focar em princípios fundamentais: diálogo, parceria e transparência. E a Amupe está junto de cada município, de vocês prefeitos e prefeitas, para atingirmos nossas metas e fazermos de Pernambuco uma referência nacional na gestão pública. Pois nossas ações ecoam em cada bairro, em cada rua. Estamos onde a vida acontece e trabalharemos para transformar para a melhor a qualidade de vida do povo de Pernambuco”, destacou Gouveia.

A cerimônia também abriu os atendimentos da Caravana Federativa do Governo Federal, que este ano acontece em paralelo ao congresso da Amupe. O secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano, fez um discurso em tom de união e frisou a necessidade de o governo federal dialogar com os municípios.

“A Caravana é um espaço que reunirá 36 Ministérios, secretarias do governo Federal e funcionará para atendimento e tira-dúvidas com os gestores e gestoras de Pernambuco. É um, entre vários exemplos, que o governo federal trabalha junto aos municípios”, frisou Ceciliano. A iniciativa conta com o apoio do governo do Estado e da Amupe. Na segunda, os atendimentos começam às 14h. Nesta terça, a Caravana segue das 8h às 18h.

ESPAÇO PARA DISCUSSÕES

Ai atividades do Congresso da Amupe também incluíram reunião de prefeitos e prefeitas com a bancada federal; entrega do prêmio Prefeitura Empreendedora; reunião com gestores de cultura e um encontro da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal (SECOM). Nesta terça (16) serão realizadas nove salas temáticas durante todo o dia.

Participaram da abertura do 7º Congresso Pernambucano de Municípios, além de toda diretoria executiva da Amupe e da governadora Raquel Lyra, os ministros de Pesca e Aquicultura, André de Paula, da Defesa, José Múcio; a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; os senadores Humberto Costa, Fernando Dueire e Terezão Leitão. Além de deputados federais e estaduais.

Tags

Autor