BARES E RESTAURANTES

Quase um quinto das empresas de alimentação fora do lar estão no prejuízo em Pernambuco

Pesquisa revelou que 35% dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses para compensar custos

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 16/04/2024 às 19:18
Notícia

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel em PE) divulgou os resultados de uma pesquisa realizada com empresários do setor de alimentação fora do lar no Estado. Os números mostram que quase um quinto das empresas registrou prejuízo em fevereiro, com um crescimento de dois pontos percentuais em relação a janeiro. Os principais fatores que levaram a essa queda de desempenho foram a queda nas vendas do mês (88%), redução no número de clientes (75%) e custo de alimentos e bebidas (56%).

Além disso, a pesquisa revelou que 35% dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses, sendo o número mais baixo em relação à pesquisa anterior. Ainda, 41% das empresas têm dívidas em atraso, com destaque para impostos federais, empréstimos bancários, impostos estaduais e encargos trabalhistas e previdenciários.

APOIO ÀS EMPRESAS

O presidente da Abrasel em Pernambuco, Tony Sousa, destacou que, além desses dados preocupantes, “o setor está enfrentando desafios significativos neste período pós-carnaval e de início das chuvas”. Ele ressalta a importância de as autoridades e stakeholders estarem atentos e buscarem soluções para apoiar as empresas nesse momento delicado.

Diante desse cenário desafiador, a Abrasel contratou recentemente os serviços da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com o intuito de realizar um estudo profundo do setor, identificando problemas e apontando caminhos para soluções.

 

Tags

Autor