Polo Automotivo de Goiana

Stellantis vai investir R$ 13 bilhões em Pernambuco até 2030 e governadora anuncia 1ª etapa do Arco Metropolitano

O Presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano, recebeu a Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e anunciou investimento de R$ 13 bilhões em entre 2025 e 2030

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Adriana Guarda

Publicado em 25/04/2024 às 16:12
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Pernambuco vai receber mais de um terço dos investimentos anunciados pela Stellantis para o Brasil. Considerado o maior ciclo de investimentos da história da indústria automotiva do Brasil e América do Sul,  a companhia revelou que vai aplicar recursos da ordem de R$ 30 bilhões no País, entre 2025 e 2030. Desse total, R$ 13 bilhões vão ficar no Polo Automotivo da Stellantis em Goiana. 

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25), durante encontro do presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano, com a Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, na montadora, em Goiana. Além dos aportes, também celebraram os nove anos da montadora no Estado, reafirmando o compromisso da empresa com Pernambuco e a importância estratégica do Polo Automotivo Stellantis de Goiana para o desenvolvimento da região e do País.

“Desde que iniciamos as operações no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em abril de 2015, queríamos deixar um legado e fazer parte da trajetória de desenvolvimento de Pernambuco. Agora, nove anos
depois, estamos novamente fazendo história ao anunciar mais um ciclo de investimentos de R$ 13 bilhões no Polo. Esse valor será direcionado para renovar nossa linha de produtos, desenvolver novas tecnologias, atrair fornecedores e gerar novos empregos", afirmou Emanuele Cappellano.

VISITA À LINHA DE MONTAGEM

Na ocasião, a Governadora visitou a linha de montagem e o parque de fornecedores, acompanhada do anfitrião Cappellano. Celebraram o desempenho e fatos marcantes dos últimos nove anos do polo de Goiana, tais como: produção de mais de 1,5 milhão de veículos, exportação de mais de 250 mil unidades, lançamento e produção de cinco modelos de três marcas (Jeep Renegade, Compass e
Commander, e as picapes Fiat Toro e Ram Rampage), geração de mais de 60 mil empregos diretos e indiretos e atração de mais de 38 fornecedores.

NOVO CICLO DE INVESTIMENTOS

Os investimentos em Pernambuco vão contemplar o lançamento de novos produtos, a expansão da cadeia de fornecedores, além do desenvolvimento e a localização de novas tecnologias para acelerar a descarbonização da mobilidade.

O aporte também trará impactos positivos sobre todo o entorno, gerando empregos, estimulando a indústria, o comércio, os serviços, a educação e a qualidade de vida de toda a região, e
trazendo novas perspectivas de futuro para as pessoas.

O Polo Automotivo Stellantis de Goiana é reconhecido pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta, agora somadas aos esforços de inovação em hibridização e eletrificação. Já o Software Center, sediado no Porto Digital, em Recife, é referência na produção e exportação de software automotivo, enquanto que os laboratórios instalados no Polo, e em parcerias com universidades do Nordeste, dedicam-se ao desenvolvimento da eletrônica embarcada e conectividade dos veículos, com ênfase para os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS), que é a base da direção autônoma.

ARCO METROPOLITANO SAI DO PAPEL? 

Durante a visita ao Polo Automotivo da Stellantis em Goiana, a governadora Raquel Lyra comentou sobre a execução da obra do Arco Metropolitano, adiantando que a licitação da 1ª etapa sai ainda no primeiro semestre. 

“Até o final do primeiro semestre, a gente vai lançar o edital da primeira etapa do Arco Metropolitano. Vai ser o Eixo Sul, saindo da BR-232, em Moreno, até o Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. Vai permitir mais eficiência logística, não só da indústria automotiva, mas também de toda a produção da Mata Norte”, adiantou.

A primeira etapa do Arco tem valor estimado em R$ 1,3 bilhão,  com desembolso de metade pelo Governo Federal e a outra metade pelo Estado. “É uma obra incluída no Novo PAC. Após a assinatura do contrato, teremos obra até o final de 2026”, afirmou. 

Sobre o Eixo Norte, que é mais polêmico por conta de qustões ambientais, a governadora disse que o trecho faz parte da segunda etapa. “A gente vai, ao lado das obras do Eixo Sul, focar no Eixo Norte e garantir a conclusão do projeto, definir o traçado e permitir uma modelagem com parceria privada”, observa. 

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