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Pesquisa aponta que 60% dos recifenses pretendem comprar presentes para o Dia das Mães

Produtos mais procurados devem ser dos segmentos de moda, roupas e calçados. Maioria dos entrevistados diz que pretende gastar mais de R$ 100 com presentes das mães

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JC

Publicado em 09/05/2024 às 15:06
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Comemorado no próximo dia 12, o Dia das Mães é considerado uma espécie de Natal do primeiro semestre para o comércio. Com a queda nos juros, a inflação mais baixa e a queda do desemprego, as expectativas para a data são mais positivas este ano, na comparação com 2023.

Este ano, o Dia das Mães deve impulsionar o aumento nas vendas e o crescimento do setor no mês de maio. É o que apontam dados que acabam de ser divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e indicam que o volume de negócios será 3,5% maior que no ano passado e alcançará um valor total estimado em R$ 13,2 bilhões.

Segundo a CNC, por segmento, os itens de calçados, roupas e acessórios devem ser os mais procurados, representando 40% das vendas na data. O percentual se equipara aos resultados de uma pesquisa inédita que acaba de ser concluída pelo Núcleo Fafire Inteligência de Mercado do Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE) para entender o perfil de consumo dos recifenses na compra dos presentes das mães.

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Fafire realizou mais de 750 entrevistas no Grande Recife para avaliar intenção de compra para o Dia das Mães - Divulgação

PESQUISA NA RMR

O estudo, realizado com 750 entrevistados em diversos espaços da Região Metropolitana do Recife, tais como Derby, Boa Vista e Jaqueira, revelou que aproximadamente 57,2% dos recifenses pretendem comprar presentes para o Dia das Mães. Entre os respondentes, a maioria, ou seja, cerca de 60,14%, pretende gastar mais de R$ 100 com o mimo.

Sobre os tipos de presentes preferidos, a pesquisa aponta que há um equilíbrio entre produtos de moda, roupas e calçados, (28,50%), seguido por produtos de beleza (23,83%). É importante ainda destacar que, 28,75% dos entrevistados do Recife e Região Metropolitana (RMR) que desejam presentear, ainda não definiram qual seria o produto a ser comprado para a data, o que deverá gerar um aumento na procura pelos presentes às vésperas do dia comemorativo.

"De uma maneira geral, nossa avaliação está alinhada com o estudo divulgado pela CNC, já que o número de pessoas indecisas, ou seja, que ainda não sabem o que vão comprar, foi de 11,6% do total dos entrevistados. O que significa dizer que se excluirmos os indecisos, os itens de calçados, roupas e acessórios fica com 37,2%, número bem próximo aos 40% da expectativa de vendas da Confederação Nacional do Comércio para o período", observa o gestor financeiro e coordenador do Núcleo Fafire Inteligência de Mercado, João Paulo Nogueira.

A pesquisa promovida pela UniFAFIRE tomou como base as pretensões de compra, o valor investido e o tipo de presente. Vale destacar que as mulheres são maioria em relação às respostas. E boa parcela dos respondentes recebem até dois salários mínimos, o que corresponde a uma parcela significativa da população Pernambucana.

Em relação ao valor que será investido para a compra, foram selecionadas faixas que atendessem as necessidades de todos os públicos, sendo a menor correspondendo a até R$ 50, uma faixa intermediária entre R$50 e R$ 100 e a maior faixa para valores maiores de R$ 100.


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