MOEDA

Fundação FHC promove debate sobre os 30 anos do Plano Real

Participam do debate na Fundação FHC os economistas André Lara Resende, Arminio Fraga, Edmar Bacha, Gustavo Franco, Pedro Malan e Persio Arida

Publicado em 21/06/2024 às 16:13
Notícia

Na manhã daquela sexta-feira, 1º de julho de 1994, o Brasil acordava com o nascimento de sua oitava moeda oficial. O real “vinha ao mundo” com a promessa de enterrar os anos de inflação corrosiva e de instituir a estabilidade econômica no País. Na próxima segunda-feira (1º), o Plano Real completa 30 anos, consolidado como um marco na história econômica do Brasil. 

Para celebrar a data, a Fundação FHC, em São Paulo, realiza na próxima segunda-feira (24), das 15 às 17h, o debate "30 anos do Plano Real - Um encontro com quem fez o mais bem-sucedido programa de estabilização da economia brasileira". O evento será presencial, na sede da instituição, mas também terá transmissão ao vivo, pelo canal da Fundação no YouTube. 

O encontro, que o título do debate faz referência, é com o time de economistas que idealizaram o Plano Real. Estarão presentes os economistas André Lara Resende, Arminio Fraga, Edmar Bacha, Gustavo Franco, Pedro Malan e Persio Arida. 

CONQUISTA HISTÓRICA

"O Plano Real é um divisor de águas na vida brasileira dos últimos anos. Sem ele, provavelmente seríamos hoje um País desorganizado, sem nenhuma perspectiva de futuro. Eu também me pergunto se a democracia teria resistido, porque a estabilidade econômica também foi muito importante para garantir estabilidade política ao Brasil", destaca o diretor-executivo da Fundação FHC, Sérgio Fausto. 

O cientista político afirma que o Plano Real trouxe estabilidade econômica, mas não livrou o País inteiramente dos seus problemas. "Os problemas do Brasil continuam é a existir, mas o País que tínhamos há 30 anos era infinitamente pior do que o País que nós temos hoje", compara Fausto.  

As incrições para assistir o debate podem ser feitas no link: https://fundacaofhc.org.br/lp/30anos-planoreal/index-youtube.html e a transmissão ao vivo pode ser acompanhada pelo canal da Fundação FHC no YouTube https://www.youtube.com/@FundacaoFHC

 

Tags

Autor