Natal e Ano Novo: pernambucanos vão gastar média de R$ 172 em presentes, diz pesquisa

A média de gastos estimada com presentes foi de R$ 172, um crescimento de 4,24% em relação ao ano passado. Em compras pessoais, o valor chega a R$ 359

Publicado em 02/12/2024 às 17:54 | Atualizado em 02/12/2024 às 19:07
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As festas de fim de ano prometem aquecer o comércio e o setor de serviços em Pernambuco. Uma pesquisa realizada pela Fecomércio-PE, em parceria com o Sebrae, aponta que 75,7% dos pernambucanos pretendem comemorar o Natal e o Réveillon, sendo que 60% celebrarão em casa.

O levantamento indica também as principais intenções de consumo: 34% dos entrevistados planejam fazer compras pessoais, enquanto 27% pretendem presentear amigos e familiares.

Roupas e acessórios lideram a preferência de presentes (46,8%), seguidos por brinquedos ou jogos não eletrônicos (31,2%) e perfumes ou cosméticos (21,7%).

A média de gastos estimada com presentes foi de R$ 172, um crescimento de 4,24% em relação ao ano anterior, e com compras pessoais, o valor chega a R$ 359.

Preferências de consumo e formas de pagamento

Os shoppings aparecem como o principal destino de compras (53,2%), seguidos pelo comércio tradicional (50,6%) e comércio eletrônico (23,2%).

Otimismo dos empresários

No quesito pagamento, o parcelamento se destaca, com 42,6% dos consumidores optando por compras a prazo.

Para o presidente da Fecomércio PE, Bernardo Peixoto, as festas fortalecem o comércio local. 

"O Natal e o Réveillon trazem um impacto importante para o varejo, as festas geram aumento nas vendas, mais empregos e oportunidades para empreendedores. As estratégias adotadas pelos empresários, como promoções e horários estendidos, devem garantir bons resultados para o setor", afirmou.

Já o economista Rafael Lima reforçou a importância do consumidor na movimentação econômica.

“O otimismo dos empresários é reflexo da alta demanda; os consumidores estão propensos a gastar com presentes e comemorações. A preferência por itens de menor valor agregado, o uso de parcelamento e o fortalecimento do comércio local mostram como o comportamento de consumo está se adaptando às condições econômicas”, disse.

Sobre a pesquisa

O estudo ouviu 1.000 consumidores e 500 estabelecimentos comerciais em Pernambuco, entre os dias 23 e 31 de outubro, nas seguintes áreas do estado: Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão.

A análise mapeia tendências de consumo e expectativas empresariais para o período entre Black Friday e Réveillon, com o objetivo de oferecer dados estratégicos ao comércio pernambucano.

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