Natal e Ano Novo: pernambucanos vão gastar média de R$ 172 em presentes, diz pesquisa
A média de gastos estimada com presentes foi de R$ 172, um crescimento de 4,24% em relação ao ano passado. Em compras pessoais, o valor chega a R$ 359
As festas de fim de ano prometem aquecer o comércio e o setor de serviços em Pernambuco. Uma pesquisa realizada pela Fecomércio-PE, em parceria com o Sebrae, aponta que 75,7% dos pernambucanos pretendem comemorar o Natal e o Réveillon, sendo que 60% celebrarão em casa.
O levantamento indica também as principais intenções de consumo: 34% dos entrevistados planejam fazer compras pessoais, enquanto 27% pretendem presentear amigos e familiares.
Roupas e acessórios lideram a preferência de presentes (46,8%), seguidos por brinquedos ou jogos não eletrônicos (31,2%) e perfumes ou cosméticos (21,7%).
A média de gastos estimada com presentes foi de R$ 172, um crescimento de 4,24% em relação ao ano anterior, e com compras pessoais, o valor chega a R$ 359.
Preferências de consumo e formas de pagamento
Os shoppings aparecem como o principal destino de compras (53,2%), seguidos pelo comércio tradicional (50,6%) e comércio eletrônico (23,2%).
Otimismo dos empresários
No quesito pagamento, o parcelamento se destaca, com 42,6% dos consumidores optando por compras a prazo.
Para o presidente da Fecomércio PE, Bernardo Peixoto, as festas fortalecem o comércio local.
"O Natal e o Réveillon trazem um impacto importante para o varejo, as festas geram aumento nas vendas, mais empregos e oportunidades para empreendedores. As estratégias adotadas pelos empresários, como promoções e horários estendidos, devem garantir bons resultados para o setor", afirmou.
Já o economista Rafael Lima reforçou a importância do consumidor na movimentação econômica.
“O otimismo dos empresários é reflexo da alta demanda; os consumidores estão propensos a gastar com presentes e comemorações. A preferência por itens de menor valor agregado, o uso de parcelamento e o fortalecimento do comércio local mostram como o comportamento de consumo está se adaptando às condições econômicas”, disse.
Sobre a pesquisa
O estudo ouviu 1.000 consumidores e 500 estabelecimentos comerciais em Pernambuco, entre os dias 23 e 31 de outubro, nas seguintes áreas do estado: Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão.
A análise mapeia tendências de consumo e expectativas empresariais para o período entre Black Friday e Réveillon, com o objetivo de oferecer dados estratégicos ao comércio pernambucano.