É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Entre os anos de 2021 e 2023, mais de 8 milhões de brasileiros foram atingidos pela fome, segundo o Relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial, divulgado em julho deste ano. O índice colocou o Brasil de volta ao Mapa da Fome, de onde tinha saído em 2014 e sustentava a posição até 2018.
Em paralelo, a Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que o país está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo.
A Food To Save é uma startup que atua evitando o desperdício em estabelecimentos que possuem excedentes de produção e clientes engajados com o consumo consciente, que compram com até 70% de desconto.
A empresa chega ao Recife e vai iniciar a atuação na região em parceria com estabelecimentos locais e com o GPA, grupo varejista dono das redes Pão de Açúcar e Extra.
Por meio do aplicativo, a startup conecta consumidores a lojas, mercados e padarias que vendem Sacolas Surpresa com alimentos para consumo imediato, que estão próximos ao vencimento ou fora do padrão.
As lojas e restaurantes podem montar sacolas nas categorias doce, salgada ou mista e os descontos chegam até 70% para os consumidores.
“Juntos, vamos combater ainda mais o desperdício de alimentos e tornar as escolhas sustentáveis mais acessíveis. Convidamos toda a população para fazer parte desse movimento de consumo consciente, transformando cada Sacola Surpresa salva em um impacto positivo para o planeta.” afirma Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save.
Até o momento, a startup está presente em cerca de 12 capitais brasileiras e vendeu mais de 3,8 milhões de Sacolas Surpresas. O app está disponível para download no Google Store e na Apple Store.