Aeroporto do Recife ganha primeiro serviço do Norte e Nordeste para agilizar entrega de compras online internacionais
Operações de courier, com desembaraço alfandegário de encomendas importadas, encerra concentração dos pedidos no Sudeste antes da entrega

O Recife terá o o primeiro empreendimento de courier do Norte e Nordeste. A modalidade é adotada para o transporte aéreo internacional de pequenas cargas, garantindo rapidez na distribuição de mercadorias importadas por meio de compras online. Isso quer dizer que as compras online terão entrega mais rápida, já que as mercadorias não precisarão ir até a região Sudeste antes da entrega final, como ocorre até então.
O novo atendimento inclui os procedimentos aduaneiros para liberação dos produtos pela Receita Federal e é realizado pela empresa de logística PHX no Terminal de Cargas Internacional do Aeroporto do Recife (Teca-REC), gerido pela Pac Log.
Antes da chegada do courier no Recife, o recebimento e o desembaraço de encomendas internacionais estavam concentrados na região Sudeste do país, de onde o material seguia para o destino final. Agora, os consumidores das regiões Norte e Nordeste, incluindo pessoas físicas e jurídicas são beneficiados com um serviço mais ágil. Estima-se a redução de mais de 50% do tempo atual para liberação das remessas expressas, em uma iniciativa com potencial para impulsionar o comércio e a economia da região.
Saiba como acessar o JC Premium
TRÊS MIL PACOTES PROCESSADOS AO MÊS
A expectativa inicial é que sejam processados três mil pacotes mensalmente, mas o Teca-REC já possui capacidade para atender ao crescimento da demanda. Entre os produtos mais comumente enviados em remessas expressas, estão documentos, equipamentos eletrônicos e peças de pequeno porte. Um diferencial dessa modalidade de importação é que os artigos podem ser transportados em voos comerciais regulares, sem depender de aeronaves cargueiras.
O Aeroporto Internacional do Recife é o quinto do país e o primeiro do Nordeste em transporte de cargas. Espera-se que a chegada do serviço de courier amplie as potencialidades do terminal para a movimentação de mercadorias, uma vez que esse mercado no Brasil é estimado em US$ 3,17 bilhões, segundo dados de 2024 da consultoria Mordor Intelligence.
“A Receita Federal tem desenvolvido uma excelente parceria com nosso Teca para que se torne uma referência no Nordeste. Com essa conquista, o Recife se firma ainda mais como um polo logístico estratégico, aumentando sua relevância no cenário nacional e reforçando o compromisso com a modernização e o desenvolvimento da cadeia de suprimentos no Brasil”, destaca o diretor Comercial da Aena Brasil, Juan José Sánchez.
HUB DE REMESSA EXPRESSA
O diretor de Operações da Pac Log, Jean Pablo da Costa, revela que a oferta do courier era um desejo antigo. “Este projeto era um sonho. Vamos tornar o terminal do Recife o hub da remessa expressa das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Estamos muito felizes com o sucesso da primeira operação”, comentou Jean Pablo, após o processamento dos primeiros artigos.
Para Ricardo Barbosa, diretor Operacional da PHX, o serviço promete trazer novas oportunidades para diversos setores, fortalecendo a infraestrutura logística regional e contribuindo para o crescimento econômico não só do estado de Pernambuco, mas de todo o Norte e o Nordeste. “É um marco super relevante trazer para a região um serviço que permite às pessoas comprarem produtos internacionais e receberem num tempo mais curto, o que hoje só é possível para os moradores do Sudeste do País”, detalhou.