Champions League

Atlético de Madrid bate atual campeão e avança na Champions League

Atlético de Madrid venceu o Liverpool na prorrogação, em pleno Anfield

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 11/03/2020 às 20:53 | Atualizado em 11/03/2020 às 21:06
 JAVIER SORIANO/AFP
Atlético venceu o Liverpool em Anfield - FOTO: JAVIER SORIANO/AFP

Graças às defesas de Jan Oblak e aos dois gols de Marcos Llorente na prorrogação (97 e 105 +1), o Atlético de Madrid se classificou para as quartas de final da Liga dos Campeões, eliminando o Liverpool, atual campeão europeu.

A equipe inglesa havia empatado o duelo (após a derrota de 1 a 0 no estádio Metropolitano) com um gol do holandês Georginio Wijnaldum antes do intervalo (44) e teve a classificação nas mãos com o gol do atacante brasileiro Roberto Firmino no início do tempo extra (94).

Mas Llorente silenciou o estádio de Anfield que teve a presença do público apesar da epidemia devido ao novo coronavírus. Álvaro Morata garantiu a classificação nos acréscimos (120 + 1).

O jogo foi uma sucessão de ataques do Liverpool, que chutou 35 vezes na direção do gol de Oblak, que com suas defesas foi um dos grandes heróis do Atlético, conseguindo levar a partida para a prorrogação.

O lateral-esquerdo Andrew Robertson havia alertado antes da partida que era preciso manter a cabeça fria diante das duas linhas defensivas espanholas.

Já o técnico Jürgen Klopp afirmou que seus jogadores teriam que tentar uma movimentação imprevisível e isso foi bem executado na abertura do placar.

O Atlético fez um bom trabalho ao fazer uma marcação intensa no lado direito do ataque, principalmente em cima da dupla Trent Alexander-Arnold e Mohamed Salah.

Mas o time espanhol foi surpreendido pela ótima chegada de Alex Oxlade-Chamberlain vindo pelas costas de Renan Lodi.

O meia encontrou Georginio Wijnaldum sozinho na área, que desviou para o fundo das redes, superando o goleiro Jan Oblak (44).

OBLAK

O gol foi uma lufada de ar fresco para a torcida inglesa em Anfield, que viu seus jogadores sufocarem a equipe espanhola em várias ocasiões, mas sempre esbarrando em Oblak (aos 6, 14, 34 e 36 minutos).

O Atlético mal conseguia reagir ao domínio do adversário e um chute de João Felix, nas mãos de Adrián, foi o primeiro susto, após uma hora de jogo.

Quando não era o goleiro, era a sorte que salvava o Atlético. Em um cruzamento da direita, Andrew Robertson desviou e a bola bateu no travessão (66).

Os últimos minutos foram de bombardeio dos 'Reds', com chances de Robertson (81), Mané (85 e 88) e Salah (87 e 90), mas o time local não conseguiu evitar a prorrogação.

Quase no apito final, Saúl deu um susto na torcida inglesa marcando de cabeça para o Atlético, mas o gol foi anulado por impedimento.

PRORROGAÇÃO

 

Na prorrogação, Roberto Firmino apareceu para marcar o segundo gol do Liverpool (94), que parecia colocar os ingleses nas quartas, mas um erro do goleiro Adrián no afastamento de uma bola permitiu que Marcos Llorente marcasse de fora da área e fizesse o Atlético acreditar no milagre (97).

O sonho foi ganhando ares de realidade minutos depois, em outro chute de fora da área de Llorente para o fundo das redes (105+1).

E para a alegria da torcida 'rojiblanca' Morata, ficou no mano a mano com o goleiro e decretou a vitória e a classificação do time madrilenho para as quartas de final.

Curiosamente, os dois finalistas da última edição da Liga dos Campeões, Liverpool e Tottenham, foram eliminados já nas oitavas, depois que o RB Leipzig deixou de fora os 'Spurs' na terça-feira.

Os 'Reds' ficam agora com o consolo de conquistar o Campeonato Inglês, algo que não acontece desde 1990, e que está praticamente garantido já que lideram com 25 pontos de vantagem sobre o vice-líder, o Manchester City.

Enquanto isso, o Atlético, que perdeu mais recentemente as finais de 2014 e 2016 (ao ser derrotado pelo Real Madrid nas duas), nunca conquistou a Champions, depois de também ter perdido a final de 1974 para o Bayern de Munique. Após o 'milagre' em Anfield, o clube se dá o direito de voltar a sonhar.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias