coronavírus

CBF suspende competições no País, mas Pernambucano e Copa do Nordeste têm futuro indefinido

CBF divulgou comunicado sobre suspensão das competições nacional na tarde deste domingo. Medida aconteceu por conta do coronavírus

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 15/03/2020 às 16:48 | Atualizado em 15/03/2020 às 20:24
RAFAEL MELO/ SANTA CRUZ
Santa Cruz não publicou o balanço financeiro no dia 30 de abril, data limite para a publicação de acordo com a Lei Pelé. - FOTO: RAFAEL MELO/ SANTA CRUZ

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou ontem que todas as competições nacionais estão suspensas por conta da pandemia do coronavírus. A medida valerá a partir desta segunda-feira, dia 16, e deve durar cerca de 30 dias. O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, destacou que até a terça-feira a entidade definirá a situação do Estadual. Em paralelo, diretores da Liga do Nordeste, responsável pela realização da Copa do Nordeste, se reunirão com os representantes dos clubes que disputam a competição para definir a continuidade do Regional. Os diretores da entidade e dirigentes dos clubes estudam realizar uma reunião para determinar se os jogos seguem com os portões fechados ou se haverá suspensão das partidas.

O presidente da Associação Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf), Salmo Valentim, enviou documento solicitando a suspensão das competições para a CBF no último sábado. Valentim ressaltou que os campeonatos estaduais e a Copa do Nordeste vão seguir o mesmo caminho. Um novo documento será direcionado para cada entidade. Em caso de resistência, o presidente da Anaf disse que a Justiça será acionada.

"Enviamos documento para a CBF sugerindo que as competições sejam suspensas. O mesmo acontecerá para a Copa do Nordeste e as federações estaduais. Caso insistam, o caminho será o tribunal. Porque não são apenas 22 pessoas (os jogadores) envolvidas na partida. São cerca de 300. Existem médicos, arbitragem, dirigentes, comissão técnica. Depois essas pessoas voltam para casa e entram e contato com familiares. Toda competição tem que parar porque o risco é iminente para todo mundo", observou o dirigente.

LEIA MAIS

>> Confira os eventos esportivos modificados pelo coronavírus

>> Presidente da Federação Inglesa teme que Premier League não seja concluída 

>> Amistoso entre Alemanha e Itália é cancelado por causa do coronavírus

"Desde a semana passada estamos trabalhando nesse sentido. Vamos analisar hoje, amanhã e terça-feira a situação e comunicar sobre o Estadual e a Copa do Nordeste", pontuou o dirigente da Federação Pernambucana de Futebol.

O jogo entre Náutico e Fortaleza no último sábado, foi o último que contou com a presença do público. A partida realizada neste domingo entre Santa Cruz e Decisão, no Arruda, já contou com os portões fechados por conta da pandemia do coronavírus.

COMUNICADO DA CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu suspender, a partir desta segunda-feira, dia 16/3, por prazo indeterminado, as competições nacionais sob sua coordenação que estão em andamento: Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20.

“Sabemos e assumimos a responsabilidade do futebol na luta contra a expansão da COVID-19 no Brasil”, afirma o presidente da CBF, Rogério Caboclo.

Em relação aos campeonatos estaduais, as Federações Estaduais de futebol, entidades organizadoras, terão deliberações específicas para cada competição, sendo respeitada a sua autonomia local.

A CBF seguirá em permanente contato com o Ministério da Saúde, unindo esforços para que o país e o esporte superem o grande desafio em relação à pandemia, torcendo para que, o quanto antes, possamos voltar à normalidade.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias