pandemia nos esportes

Coronavírus: COI é pressionado para adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio

Presidente do World Athletics enviou um documento para o COI adiar as Olimpíadas. Canadá e Austrália já avisaram que seus atletas não participarão do evento caso permaneça em julho de 2020

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 23/03/2020 às 8:35 | Atualizado em 23/03/2020 às 8:35
AFP
Presidente do COI, Thomas Bach, disse escolher nova data para os Jogos é um desafio - FOTO: AFP

Diante dos efeitos do coronavírus, a pressão para o adiamento dos Jogos Olímpicos aumenta a cada dia. No domingo (22), o World Athletics, entidade máxima do atletismo mundial, divulgou um comunicado direcionado ao Comitê Olímpico Internacional (COI) solicitando o adiamento das Olimpíadas de Tóquio. Ainda no domingo, Canadá e Austrália revelaram que seus atletas não serão enviados para os Jogos caso a data permaneça inalterada. Vale lembrar que Tóquio-2020 permanece marcado para acontecer entre os dias 24 de julho e 9 de agosto. 

>> Sebastian Coe admite que Jogos Olímpicos podem ser adiados

O World Athletics enviou uma carta em nome de seu presidente, Sebastian Coe, para o mandatário do COI, Thomas Bach. O documento traz argumentos que reforçam que os Jogos não devem acontecer no próximo mês de julho. Entre os pontos levantadas estão tempo de preparação para os Jogos. "Não se espera competição justa em relação ao nível técnico dos atletas", diz a carta. A maioria dos competidores não estão treinando por conta do coronavírus. Portanto, não haverá tempo hábil para chegar ao alto rendimento da performance em três meses. 

O documento produzido pelo World Athletics foi o mais objetivo no sentido de se posicionar contra a realização dos Jogos. Coe revelou argumentos que garantem que o evento não terá o brilho de outras edições, além de lembrar que ele e Thomas Bach, ex-atletas olímpicos, deveria concordar que o cenário não é o ideal. 

DELEGAÇÕES

A pressão continuou com as declarações de Canadá e Austrália, que garantiram que suas delegações não irão competir nos Jogos caso a data siga marcada para julho de 2020. A Austrália, inclusive, indicou que seus atletas estão preparando para as Olimpíadas de julho de 2021, sugerindo adiamento de um ano. O movimento deve ganhar adesão de mais países nos próximos dias. 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias