Jogos Virtuais

Games são boa opção para diversão nesta quarentena

Com a suspensão das modalidades esportivas por causa da pandemia do novo coronavírus, os esportes eletrônicos (Esports) se tornam ainda mais uma opção de entretenimento

Marcos Leandro
Cadastrado por
Marcos Leandro
Publicado em 19/04/2020 às 8:46 | Atualizado em 19/04/2020 às 8:46
Pixabay
País mantem posição de líder latino-americano - FOTO: Pixabay

Por Túlio Feitosa

Com a suspensão da grande maioria das modalidades esportivas por causa da pandemia do novo coronavírus, os torcedores ficaram órfãos de entretenimento. Mas a tecnologia está servindo como uma segunda via para as grandes competições por meio dos esportes eletrônicos (Esports). Depois do crescimento de popularidade desde o início da década, os jogos online agora surgem como grande oportunidade durante a quarentena. Tem até competições e partidas promovidas por atletas profissionais, que podem ser acompanhadas pelo YouTube, Facebook e Twitter. Confira algumas dicas feitas pelo repórter do JC Túlio Feitosa.

FUTEBOL

O futebol está tendo grande mobilização virtual, principalmente na Europa. A EA Esports está organizando a #stayandplay Cup, que contou com atletas brasileiros como Vinicius Junior e Bruno Guimarães, o holandês Kluivert e o português João Félix. A Copa Libertadores também está promovendo jogos virtuais. Na Itália, o programa El Iene chegou a promover o Quarentena League, a fim de angariar fundos para o Hospital Bergamo, um dos mais sobrecarregados com casos da Covid-19. Nomes como Pirlo, Balotelli e Lyanco estavam no meio. O futebol alemão promoveu a “Bundesliga Home Challenge” (Desafio caseiro da Bundesliga), que colocou atletas profissionais dos clubes da primeira e segunda divisão do Campeonato Alemão e pro-players do FIFA 20.

FÓRMULA 1

A Fórmula 1 deu início a uma série de corridas virtuais após os adiamentos e cancelamentos dos GPs reais. Diversos profissionais do automobilismo, dos Esports e artistas famosos estão participando da série. O primeiro GP foi o do Bahrein, onde o chinês Guan Yu Zhou, da Fórmula 2 e piloto de testes da Renault, levou o primeiro lugar. Neste domingo (19), vai ter o GP Virtual da China. No dia 5, Charles Leclerc, da Ferrari, venceu o GP da Austrália e vai correr de novo neste domingo. Immobile, da Lazio, e Courtois, do Real Madrid, vão correr também. Além disso, nos finais de semana que não houver GP, a Fórmula 1 está promovendo desafios de fãs contra corredores profissionais na plataforma do jogo. O jogo usado para a série está sendo o oficial para PC da F1 2019, desenvolvido pela Codemasters e que pode ser baixado na Steam (plataforma de gestão de direitos digitais). 

BASQUETE

A maior liga de basquete do mundo está suspensa? Não parece ser muito problema para o fã de esportes eletrônicos, que pode acompanhar confrontos virtuais pela NBA 2K20, jogo de simulação da liga norte-americana. Com a pausa na NBA, Ronnie Singh, CEO da marca NBA 2K, começou a desafiar famosos e jogadores profissionais no seu jogo, transmitindo as partidas para a comunidade fã da modalidade pelo canal da Twitch (plataforma de Streaming) da NBA 2K. Ele já desafiou o atleta profissional da NBA Donovan Mitchell, do Utah Jazz, e o rapper Quavo, do grupo Migos. O último jogo organizado pela NBA2K foi a final da NBA2K Players Tournament, no dia 11 de abril, entre Deandre Ayton e Devin Booker, ambos do Phoenix Suns. A NBA2K ainda irá começar os playoffs da simulação do próprio jogo. Ver os classificados no Twitter (@NBA2k).

CBLoL


No Brasil, torneios como o CBOLÃO, organizado por Gustavo “Baiano” Gomes, parou porque o CBLoL (Campeonato Brasileiro de League of Legends) voltou semana passada no formato online. O fã da modalidade E-esportiva também pode acompanhar as ligas norte-americanas (League of Legends Championship Series - LCS), europeia (League of Legends European Championship - LEC), chinesa (League of Legends Pro League) e sul-coreana (League of Legends Champions Korea - LCK). Tanto a LCS quanto a LCK, LEC e LPL foram suspensas no início do surto da Covid-19, mas retornaram às atividades no modelo online e estão sendo transmitidas nos finais de semana, nos canais das próprias competições no YouTube e Twitch.

CS:GO


O Counter Strike:Global Offensive teve todos os seus torneios presenciais ou suspensos ou com fórmula alterada devido ao surto do coronavírus. Inclusive, o ESL One Rio Major, o mundial da modalidade que irá acontecer no Rio de Janeiro, foi adiado para os dias 19 a 22 de novembro. A competição iria acontecer no mês de maio. Em compensação, a premiação passou a ser 2 milhões de dólares (cerca de R$ 10,1 milhões), o dobro da anterior. Os ingressos que já se esgotaram, ainda servem para quem pretende ir ao evento, mas podem ser reembolsados por quem não puder comparecer na nova data. Mas o fã de CS:GO ainda pode acompanhar a modalidade. A ESL Pro League acabou no último dia 12, mas a Flashpoint vai ter a final neste domingo. A brasileira MIBR é uma das finalistas. O campeonato brasileiro (CBCS 2020) começou na quinta e vai até o dia 5 de maio.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias