Por Túlio Feitosa
Com a suspensão da grande maioria das modalidades esportivas por causa da pandemia do novo coronavírus, os torcedores ficaram órfãos de entretenimento. Mas a tecnologia está servindo como uma segunda via para as grandes competições por meio dos esportes eletrônicos (Esports). Depois do crescimento de popularidade desde o início da década, os jogos online agora surgem como grande oportunidade durante a quarentena. Tem até competições e partidas promovidas por atletas profissionais, que podem ser acompanhadas pelo YouTube, Facebook e Twitter. Confira algumas dicas feitas pelo repórter do JC Túlio Feitosa.
FUTEBOL
O futebol está tendo grande mobilização virtual, principalmente na Europa. A EA Esports está organizando a #stayandplay Cup, que contou com atletas brasileiros como Vinicius Junior e Bruno Guimarães, o holandês Kluivert e o português João Félix. A Copa Libertadores também está promovendo jogos virtuais. Na Itália, o programa El Iene chegou a promover o Quarentena League, a fim de angariar fundos para o Hospital Bergamo, um dos mais sobrecarregados com casos da Covid-19. Nomes como Pirlo, Balotelli e Lyanco estavam no meio. O futebol alemão promoveu a “Bundesliga Home Challenge” (Desafio caseiro da Bundesliga), que colocou atletas profissionais dos clubes da primeira e segunda divisão do Campeonato Alemão e pro-players do FIFA 20.
FÓRMULA 1
A Fórmula 1 deu início a uma série de corridas virtuais após os adiamentos e cancelamentos dos GPs reais. Diversos profissionais do automobilismo, dos Esports e artistas famosos estão participando da série. O primeiro GP foi o do Bahrein, onde o chinês Guan Yu Zhou, da Fórmula 2 e piloto de testes da Renault, levou o primeiro lugar. Neste domingo (19), vai ter o GP Virtual da China. No dia 5, Charles Leclerc, da Ferrari, venceu o GP da Austrália e vai correr de novo neste domingo. Immobile, da Lazio, e Courtois, do Real Madrid, vão correr também. Além disso, nos finais de semana que não houver GP, a Fórmula 1 está promovendo desafios de fãs contra corredores profissionais na plataforma do jogo. O jogo usado para a série está sendo o oficial para PC da F1 2019, desenvolvido pela Codemasters e que pode ser baixado na Steam (plataforma de gestão de direitos digitais).
BASQUETE
A maior liga de basquete do mundo está suspensa? Não parece ser muito problema para o fã de esportes eletrônicos, que pode acompanhar confrontos virtuais pela NBA 2K20, jogo de simulação da liga norte-americana. Com a pausa na NBA, Ronnie Singh, CEO da marca NBA 2K, começou a desafiar famosos e jogadores profissionais no seu jogo, transmitindo as partidas para a comunidade fã da modalidade pelo canal da Twitch (plataforma de Streaming) da NBA 2K. Ele já desafiou o atleta profissional da NBA Donovan Mitchell, do Utah Jazz, e o rapper Quavo, do grupo Migos. O último jogo organizado pela NBA2K foi a final da NBA2K Players Tournament, no dia 11 de abril, entre Deandre Ayton e Devin Booker, ambos do Phoenix Suns. A NBA2K ainda irá começar os playoffs da simulação do próprio jogo. Ver os classificados no Twitter (@NBA2k).
CBLoL
No Brasil, torneios como o CBOLÃO, organizado por Gustavo “Baiano” Gomes, parou porque o CBLoL (Campeonato Brasileiro de League of Legends) voltou semana passada no formato online. O fã da modalidade E-esportiva também pode acompanhar as ligas norte-americanas (League of Legends Championship Series - LCS), europeia (League of Legends European Championship - LEC), chinesa (League of Legends Pro League) e sul-coreana (League of Legends Champions Korea - LCK). Tanto a LCS quanto a LCK, LEC e LPL foram suspensas no início do surto da Covid-19, mas retornaram às atividades no modelo online e estão sendo transmitidas nos finais de semana, nos canais das próprias competições no YouTube e Twitch.
CS:GO
O Counter Strike:Global Offensive teve todos os seus torneios presenciais ou suspensos ou com fórmula alterada devido ao surto do coronavírus. Inclusive, o ESL One Rio Major, o mundial da modalidade que irá acontecer no Rio de Janeiro, foi adiado para os dias 19 a 22 de novembro. A competição iria acontecer no mês de maio. Em compensação, a premiação passou a ser 2 milhões de dólares (cerca de R$ 10,1 milhões), o dobro da anterior. Os ingressos que já se esgotaram, ainda servem para quem pretende ir ao evento, mas podem ser reembolsados por quem não puder comparecer na nova data. Mas o fã de CS:GO ainda pode acompanhar a modalidade. A ESL Pro League acabou no último dia 12, mas a Flashpoint vai ter a final neste domingo. A brasileira MIBR é uma das finalistas. O campeonato brasileiro (CBCS 2020) começou na quinta e vai até o dia 5 de maio.
Comentários