MEMÓRIA

O último jogo de Pelé em Copas foi a sua consagração definitiva em Mundiais

Rei do futebol se despediu das Copas do Mundo com um gol na final de 1970, na vitória do Brasil por 4x1 sobre a Itália, diante de mais de 100 mil pessoas no estádio Azteca

Marcos Leandro
Cadastrado por
Marcos Leandro
Publicado em 19/04/2020 às 9:25 | Atualizado em 19/04/2020 às 9:43
Estadão Conteúdo
Pelé foi ovacionado quando o Brasil goleou a Itália por 4x1, na final da Copa do México. Naquele momento, o camisa 10 da seleção se transformava em lenda do futebol - FOTO: Estadão Conteúdo

O último jogo de Pelé em Copas do Mundo foi também a consagração final e definitiva do Rei do futebol na história dos Mundiais. O adversário seria a Itália, no estádio Azteca, na Cidade do México, no dia 21 de junho de 1970. A final iria coroar o primeiro tricampeão da Copa e valia também a posse definitiva da taça Jules Rimet. O duelo será retransmitido neste domingo (19), às 18h, pelo canal fechado Sportv.

O Brasil chegou à decisão com cinco vitórias e um futebol encantador. Venceu na estreia a Checoslováquia por 4x1, depois passou pela atual campeã Inglaterra por 1x0 e ainda superou a Romênia por 3x2 na fase de grupos. Nas quartas de final, vitória por 4x2 sobre o Peru. Na semifinal, jogo duro, mas triunfo por 3x1 ante o Uruguai, vinte anos depois da derrota para os rivais sul-americanos na final de 1950, no Maracanã.

> Brasil 4x1 Checoslováquia: um deleite em cada jogada

> Brasil 1x0 Inglaterra: um grande gol, em um grande jogo

> Brasil 3x2 Romênia: sobrou para o goleiro

> Brasil 4x2 Peru: Tostão desencanta

> Brasil 3x1 Uruguai: o troco vinte anos depois

Já a Itália estreou com uma vitória por 1x0 sobre a Suécia, depois ficou no 0x0 com o Uruguai e repetiu o 0x0 diante de Israel. Nas quartas de final, a Squadra Azzurra derrotou os anfitriões mexicanos por 4x1. Na semifinal, superou a Alemanha por 4x3, no jogo que é considerado por muitos especialistas o maior de todas as Copas. Foram cinco gols apenas na prorrogação. 

Mas diante dos mais de 100 mil torcedores (107.412) no estádio Azteca, o baile foi verde-amarelo. Pelé abriu o placar, marcando seu quarto gol na Copa. Boninsegna empatou ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto decretaram o placar de 4x1 para a Canarinho. Brasil tricampeão do mundo. 

Pelé, que mais tarde anunciaria que não jogaria a Copa de 1974, fechava sua trajetória em Mundiais com 14 jogos, 12 gols e três títulos (1958, 1962 e 1970). 

PODCAST

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus afetando o mundo todo, o futebol segue sendo debatido no podcast Liga do Escrete, um podcast da Rádio Jornal especializado em futebol internacional. No episódio desta semana, uma overdose de Copa do Mundo e Seleção Brasileira. Para você, quais os maiores meias que já vestiram a amarelinha? Qual seria o time ideal combinando os jogadores que disputaram as Copas do Mundo de 1982 e 2002 pelo Brasil?

Além desses temas, o programa também trouxe o tradicional duelo envolvendo um craque do passado x craque da atualidade. Nesta semana, o embate foi entre Modric x Seedoorf. Quem você prefere? Também relembramos um grande jogo da Copa do Mundo de 2010, onde o atacante Luiz Suárez saiu de vilão para herói com a camisa do Uruguai. Ah, na trilha sonora do programa... Queen! Você pode ouvir o podcast desta semana através do site da Rádio Jornal ou no seu aplicativo de podcast favorito.

?

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias