fórmula 1

Mural de Ayrton Senna em Interlagos será inaugurado nesta terça-feira

O mural Ayrton Senna - Superação tem 27 metros de altura e fica em uma empena no autódromo de Interlagos

Karoline Albuquerque
Cadastrado por
Karoline Albuquerque
Publicado em 12/05/2020 às 10:19
DIVULGAÇÃO
TRADIÇÃO Interlagos está no calendário, mas ainda falta contrato - FOTO: DIVULGAÇÃO

Quase 30 anos depois da primeira conquista do piloto Ayrton Senna no autódromo de Interlagos, o local recebe uma homenagem ao grande ídolo brasileiro da Fórmula 1. O muralista Eduardo Kobra pintou a obra "Ayrton Senna - Superação" de 27 metros de altura por 10 metros de largura, que será inaugurado virtualmente nesta terça-feira (12), às 17h, aniversário de 80 anos de Interlagos.

O piloto brasileiro é o personagem "favorito" do muralista. Kobra já pintou Senna em 11 murais de pequeno, médio e grande porte, além de uma tela. O piloto brasileiro tem um grande retrato também no autódromo de Ímola, na Itália. O artista compara ainda o desempenho da Senna à arte.

 

"Senna transformou o ato de pilotar carros de corrida em, além de um esporte, uma verdadeira arte, que encantava a todos. Em todos os murais que faço no mundo pinto a bandeira do Brasil, o que é influência direta do orgulho que Ayrton Senna tinha de carregar a bandeira brasileira após as provas e principalmente do desejo que ele tinha de compartilhar com todos os brasileiros as suas conquistas", disse.

A obra retrata Senna após a primeira vitória no autódromo. A gigantesca pintura fica em uma empena e foi concluída no mês de março. Mas, por causa da pandemia do novo coronavírus, o lançamento foi adiado para o dia do aniversário de Interlagos. O mês de maio marca também o aniversário de morte de Ayrton Senna, que faleceu no dia 1º de maio de 1994.

Por causa da covid-19, que já acometeu mais de 4 milhões de pessoas no mundo inteiro, o artista pensou em suspender tudo. Ele, porém, se inspirou em Senna como símbolo de resiliência.

"É um símbolo ainda mais importante em um momento tão difícil como este. Por isso escolhi para retratar no mural o instante icônico de 24 de março de 1991, quando, após correr a parte final da prova apenas com a sexta marcha do carro, Senna chega extenuado ao pódio e, juntando suas últimas forças, consegue erguer com a mão direita a taça da vitória", explicou Kobra.

A inauguração online pode ser assistida pelos links https://www.facebook.com/oficialayrtonsenna e https://www.youtube.com/sennatvoficial, com imagens ao vivo do painel. Além do artista, vão participar o secretário de Turismo de São Paulo, Miguel Calderano Giacomini, e um representante do Instituto Senna.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias