luto

Ex-presidente da CBDA, Coaracy Nunes morre aos 82 anos após diagnóstico de covid-19

Coaracy Nunes morreu nesta quinta-feira aos 82 anos. Ele testou positivo para o novo coronavírus, mas já estava recuperado da doença

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 14/05/2020 às 11:50 | Atualizado em 14/05/2020 às 12:24
CBDA/DIVULGAÇÃO
Coaracy presidiu a CBDA de 1988 até 2017 - FOTO: CBDA/DIVULGAÇÃO

O ex-presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) Coaracy Nunes morreu nesta quinta-feira após testar positivo para o novo coronavírus. O ex-dirigente e advogado estava internado em um hospital no Rio de Janeiro desde o último 25 de abril, quando se sentiu mal e foi encaminhado para uma emergência. Antes da covid-19, Coaracy sofria com diabetes e mal de Alzheimer. Ele já estava recuperado do coronavírus, mas encarava fase final do Alzheimer. 

A CBDA publicou nota de pesar pelo falecimento do ex-dirigente que liderou a entidade por quase 30 anos, entre 1988 e 2017. "A CBDA lamenta o falecimento de Coaracy Nunes Filho e se solidariza aos familiares e amigos do ex-presidente", diz trecho da nota.

 


Na direção da CBDA

Coaracy permaneceu no comando da CBDA até 2017, quando sua saúde já estava debilitada. Na época, ele foi afastado do cargo pela Justiça do Rio de Janeiro. Coaracy foi investigado pela participação em fraudes em licitações da entidade para a aquisição de materiais esportivos para a preparação dos atletas. 

Em outubro do ano passado, o Tribunal Regional Federal de São Paulo (TRF-SP) condenou o ex-presidente da CBDA a 11 anos e oito meses de reclusão e a três anos de detenção por desvios de recursos públicos na entidade. Mas Coaracy Nunes respondia em liberdade a um recurso da condenação em primeira instância de um dos processos aos quais responde.

Ele foi condenado por formar uma organização criminosa para fraudar licitações e desviar recursos públicos destinados à contratação de empresas de turismo. O caso fez parte da Operação Águas Claras, que desde 2015 apurava irregularidades na confederação. Além das investigações em curso no MPF, já tramitam na Justiça Federal uma ação penal e duas ações de improbidade administrativa contra Coaracy Nunes e outros três ex-dirigentes da CBDA.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias