Artilheiros

Lewandowski x Haaland: um duelo de artilheiros geracionais

Artilheiros se enfrentam nesta terça-feira

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 25/05/2020 às 13:24 | Atualizado em 25/05/2020 às 13:24
REPRODUÇÕES/ INSTAGRAM
Centroavante norueguês deve se inspirar no artilheiro do Bayern de Munique, na visão do mandatário aurinegro - FOTO: REPRODUÇÕES/ INSTAGRAM

O jovem prodígio Erling Haaland contra o veterano ídolo Robert Lewandowski: o clássico entre Borussia Dortmund e Bayern de Munique desta terça-feira (26) pela Bundesliga colocará frente a frente os dois artilheiros da temporada na Liga dos Campeões. A simetria parece absoluta, com 41 gols marcados nesta temporada em 35 jogos, levando em consideração todas as competições.Mas se tem algo que os diferencia são suas trajetórias, com o artilheiro polonês de 31 anos brilhando há várias temporadas, enquanto que o norueguês de apenas 19 anos explodiu no cenário internacional em 2019-2020. Há diferenças evidentes entre os dois atacante, mas também pontos em comum.

ESTATÍSTICAS IMPRESSIONANTES

Ambos apresentam números incríveis nesta temporada. Na Liga dos Campeões, suspensa desde março devido ao coronavírus, Lewandowski domina a artilharia com 11 gols, enquanto que Haaland é o segundo com 10 gols, oito deles marcados na fase de grupo, quando ainda defendia o Salzburg. Haaland, porém, não terá mais como balançar as redes na competição internacional, já que o Dortmund foi eliminado pelo Paris Saint-Germain nas oitavas de final.

Na Bundesliga, Lewandowski domina amplamente a tabela (27 gols em 25 jogos). Haaland marcou 10 gols, mas só jogou 10 jogos na competição alemã desde que chegou da Áustria. A vantagem do jovem norueguês está na média de gols: um a cada 69 minutos em campo, contra um a cada 82 minutos para Lewandowski. A nove temporadas disputantes a Bundesliga, Lewandowski foi o artilheiro da competição quatro vezes.

ATUAÇÕES MEMORÁVEIS

O ápice da carreira de Lewandowski foram os quatro gols que marcou contra o Real Madrid, quando ainda vestia a camisa do Borussia Dortmund, no jogo de ida das semifinais da Liga dos Campeões 2012-2013.Na Bundesliga, seus cinco gols em menos de dez minutos contra o Wolfsburg, já defendendo as cores do Bayern, em setembro de 2015, também ainda repercutem.

Haaland é o primeiro jogador com menos de 20 anos a marcar em seus cinco primeiros jogos da Champions. Em setembro, se tornou, aos 19 anos e 58 dias, o terceiro jogador mais jovem a marcar três gols na competição continental. Somente Raúl González (Real Madrid) e Wayne Rooney (Manchester United) foram mais precoces. Seus sete gols nos três primeiros jogos na Bundesliga, em janeiro, iniciaram uma verdadeira 'Haalandmania' na Alemanha.

LEIA MAIS

Borussia Dortmund x Bayern de Munique, um clássico de portões fechados pela primeira vez

> PSG tem a árdua missão de manter Neymar e Mbappé, além de comprar Icardi

> Primeiro-ministro japonês exige Olimpíada 'ideal' e com a ajuda de vacina

DORTMUND COMO TRAMPOLIM

Há anos, o Borussia Dortmund é um lugar de descobrimento de joias do futebol, como mostram os casos de Ousmane Dembélé, Shinji Kagawa ou Pierre-Emerick Aubameyang. Lewandowski também foi uma delas. O atacante foi contratado quando tinha 20 anos por 4,5 milhões de euros junto ao Lech Poznan polonês. Com o Borussia, foi bicampeão alemão e vice-campeão europeu, antes de se transferir em 2014 ao Bayern.

Haaland chegou a Dortmund com 19 anos, após uma primeira metade de temporada impressionante no Salzburg. O contrato com o Borussia é até 2024. Os dois têm em comum o fato de não terem nascido em países que são potencias do futebol, o que, a priori, torna praticamente impossível as chances de conquistarem um grande título (Copa do Mundo ou Eurocopa) por suas seleções.

RIGOR E PROFISSIONALISMO

Os dois são estrelas dentre de campo, mas muito discretos fora dele, longe da imagem de ostentação ou de vida desenfreada de outros grandes nomes do esporte. "Ele é um desses garotos que se entregam a fundo nos treinos", elogiou o veterano zagueiro do Borussia Dortmund Mats Hummels sobre Haaland, afirmando que o rendimento do norueguês "não se deve à sorte".Lewandowski é considerado há anos um exemplo de profissionalismo.

"Em sua cabeça ele só pensa em se alimentar bem, dormir bem, em treinar 24 por dia", revelou o técnico espanhol Josep Guardiola, que comandou o Bayern entre 2014 e 2016. A dieta de Lewandowski é controlada por sua 'personal trainer', a esposa Anna, uma ex-atleta polonesa de karatê.

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias